Cerimônias em todo o mundo marcam o Dia das Nações Unidas


Bandeiras hasteadas na sede da ONU em Nova York

Organização comemora 66 anos neste 24 de outubro; no Brasil, Palácio Itamaraty abrirá suas portas com reunião sobre conferência Rio + 20.

Uma série de eventos marca, em todo o mundo, nesta segunda-feira, os 66 anos da fundação das Nações Unidas.

Em mensagem sobre a data, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, disse que a missão da ONU é cada vez mais relevante, principalmente num mundo que se aproxima dos 7 bilhões de habitantes.

Meio Ambiente

Entre os principais pilares da organização estão a defesa da paz e da segurança, os direitos humanos e o desenvolvimento.

No Brasil, as comemorações pelo Dia da ONU serão concentradas em Brasília, com uma cerimônia no Palácio Itamaraty.

O evento será dedicado às preparações da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Participam da cerimônia, integrantes do governo e funcionários da ONU como o diretor-executivo do Programa para o Meio Ambiente, Pnuma, Achim Steiner.

A Rio + 20 irá comemorar ainda os 20 anos da realização da ECO 92, que ocorreu também no Rio de Janeiro, em 1992.

FONTE: RÁDIO ONU

Um comentário sobre “Cerimônias em todo o mundo marcam o Dia das Nações Unidas

  1. Renato Augusto de Sousa Soares 25/10/2011 / 12:40

    A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada no ano de 1945, no pós-guerra, com vistas a substituir antiga Liga das Nações. Trata-se de uma organização internacional que tem como objetivo promover o desenvolvimento, o progresso, os direitos humanos e principalmente a paz. Atualmente, 193 Estados integram a ONU, quase todos dos os países Globo. Este ano a entidade comemora os seus 66 anos de existência, com cerimônias por todo o mundo, mas será que há reais motivos para celebrar? A ONU está realmente cumprindo com o papel a que se propõe, servindo como instrumento de harmonia e pacificação entre os atores? Infelizmente não. Hodiernamente, a Organização tem sido mero fantoche nas mãos dos “poderosos do Globo” e.g. os Estados Unidos, não conseguindo evitar conflitos armados por todo o mundo, exemplo disso é a Guerra no Iraque, com a queda de Saddam Houssein, assassinado com requintes de crueldade. A ONU deve assumir uma postura rígida e austera frente aos países do Globo, emancipando-se dos Estados Unidos e agindo em prol de todos, sem ressalvas ou exceções.

    Curtir

Comente esta notícia!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.