Mapas do Brasil


Mapa físico do Brasil
Mapa físico do Brasil

Mapa do Brasil: Bacias Hidrográficas

 Mapa do Brasil: Bacias Hidrográficas

Mapa do Brasil:  Vegetação

 Mapa do Brasil: Vegetação
Mapa da América do Sul de 1575

Mapa da América do Sul de 1575

Mapa do Brasil do Século XVI

Mapa do Brasil do Século XVI

Mapa do Brasil do Século XVI 2

Mapa do Brasil do Século XVI 2

Mapa do Brasil em 1709

Mapa do Brasil em 1709
Mapa do Brasil em 1789

Mapa do Brasil em 1789
Mapa da América do Sul de 1792

Mapa da América do Sul de 1792
Mapa do Brasil em 1823

 
 Mapa do Brasil em 1822
Mapa do Brasil em 1889

Mapa do Brasil em 1889
Mapa do Brasil em 1943

Mapa do Brasil em 1943

13 comentários sobre “Mapas do Brasil

  1. Vinicius Quintino de Oliveira 24/03/2010 / 15:44

    Muito bom essa compilação! Realmente a historia do Brasil pode ser explicada num trabalho intertextual entre essa disciplina e a geografia.

    As alterações no territorio refletem o cenário socio-econômico brasileiro e o contexto historico de cada uma de suas épocas. A disputa com o Paraguai, o Acre. Agora onde está Tocantins?

    Muito interessante…já vi exposições sobre o tema, inclusive fora do Brasil, que foi muito aplaudida por historiadores e geográfos.

    parabéns pela idéia.

    Curtir

  2. aline ranielly 03/03/2011 / 15:53

    MUITO BOM, MAS NÃO ADIANTOU NADA, POIS EU PESQUISO SOBRE DOIS MAPAS E SE O SITE TÁ FALANDO SOBRE O BRASIL TEM Q FALAR SOBRE TUDO QUE ACONTECEU NO BRASIL ATÉ HOJE. À ENTÃO ESSE SITE Ñ PODE TAR CIRCULANDO NA INTERNET…
    OBS:SOU PROFESSORA DE GEOGRAFIA E TENHO MEU CURSO COMPLETO ENTÃO SEI O QUE ESTOU FALANDO.
    E SE ALGUEM TIVER ALGUMA DUVIDA ENTRE NO MEU MSN:
    ALINE_RANIELLY@HOTMAIL.COM.
    ORKUT:ALINE_RANIELLY@HOTMAIL.COM
    FECEBOOK:ALINE RANIELLY
    TWITTER: @ALINERANIELLY
    OUTROS SÓ SE CONHECER….

    Curtir

    • Luiz Albuquerque 09/03/2011 / 3:07

      Prezada Aline Ranielly,
      Seja muito bem vinda ao Projeto ORBIS – Observatório de Relações Internacionais. Sou coordenador deste projeto e gostaria de fazer um esclarecimento e um convite.
      Os objetivos e características deste projeto podem ser conhecidos através do link: https://neccint.wordpress.com/projeto-orbis/
      Quando a senhora afirma que “SE O SITE TÁ FALANDO SOBRE O BRASIL TEM Q FALAR SOBRE TUDO QUE ACONTECEU NO BRASIL ATÉ HOJE. À ENTÃO ESSE SITE Ñ PODE TAR CIRCULANDO NA INTERNET…”, eu, respeitosamente, discordo.
      Em primeiro lugar eu acho que uma das maiores virtudes da Internet é a liberdade de fazer sites com os conteúdos e os tamanhos que se desejar fazer. Não entendo porque nosso site deveria ser obrigado a falar sobre tudo que aconteceu no Brasil até hoje. Também não entendo qual seria o fundamento jurídico que autoriza a senhora a legislar sobre utilização da internet, nem tampouco a condenar um projeto acadêmico desenvolvido por uma universidade federal a ser excluído da rede pelo crime de não trazer conteúdo de seu interesse. Por isso, achei que o tom do seu comentário não foi adequado.
      Em segundo lugar, gostaria de dizer que aceito parcialmente sua crítica. Pelo que eu pude entender, a senhora gostaria que houvesse mais conteúdos de história e geografia do Brasil. Todos nós do Projeto ORBIS também gostaríamos. Este projeto é desenvolvido por uma rede de professores, pesquisadores e colaborados dedicados e competentes que trabalham de maneira voluntária na construção deste banco de dados, cujo acesso é gratuito. Mas a maioria de nós é composta por juristas e não por historiadores ou geógrafos, como a senhora.
      Por isso, dentro melhor espírito democrático, interativo e cooperativo que marca nossa ética acadêmica e profissional neste projeto, eu gostaria de convidar a senhora para produzir e nos enviar os conteúdos de geografia que gostaria de Observatório publicasse em nosso site na Internet.
      O material pode ser enviado para neccint@direito.ufop.br
      Por fim, esclareço que, ao fornecer o conteúdo que nós divulgaremos em nosso site, a senhora será responsável por ele. Isso inclui o dever de responder os comentários que esta página receber de maneira atenciosa e educada. Mesmo que o comentário seja deselegante, autoritário e que exija algo impossível como este: “SE O SITE TÁ FALANDO SOBRE O BRASIL TEM Q FALAR SOBRE TUDO QUE ACONTECEU NO BRASIL ATÉ HOJE. À ENTÃO ESSE SITE Ñ PODE TAR CIRCULANDO NA INTERNET…”
      Aguardo sua contribuição.
      Atenciosamente,
      Luiz Albuquerque

      Curtir

      • Raphael Amaral 17/06/2011 / 11:13

        Eu simplesmente adorei a sua resposta… Acho que você foi tão elegante, tão honesto, tão iluminado… Adorei ler a sua resposta.

        Curtir

      • Ribamar 09/10/2018 / 10:58

        Bela resposta Luiz. Talvez, Luiz, você precise desenhar TUDO que voce escreveu na resposta (pois falta o mapa da resposta). Falar sobre TUDO (MAS TUDO?) QUE ACONTECEU??? Talvez a Sra Aline esteja com preguiça de pensar, pois vendo os mapas eu conseguiria escrever o que vejo perfeitamente. Querer tudo ‘mastigado’ para copiar e colar e ‘assinar embaixo’ é fácil né?.
        “SE O SITE TÁ FALANDO SOBRE O BRASIL TEM Q FALAR SOBRE TUDO QUE ACONTECEU NO BRASIL ATÉ HOJE

        Curtir

  3. Marcelo 04/04/2011 / 20:14

    Mas há, falou bonito…essa Aline Ranielly não sabe nem escrever direito, se acha professora. Quero ver ela enviar algum material, só se copiar e colar da wikipédia. hahahahah
    o site está de parabéns, utilizei o mapa do Brasil de 1922 enquanto lia o livro de mesmo nome, do autor Laurentino Gomes.
    valeu…

    Curtir

  4. leitor 31/08/2011 / 17:12

    que maneira excepcional de responder

    Curtir

  5. Geusilene souza dos Santos 18/10/2011 / 11:24

    Uma resposta nesse nivel só poderia vir de alguém com muito senso, achei sua resposta a altura. Quero dizer ainda que: sou aluna da universidade Claretiano, estou cursando licenciatura em Geográfia, e pessoas como eu, somos gratos a site como este que nos auxilia em nossos estudos. Continue agindo dessa maneira elegante e ética. Obrigada.

    Curtir

  6. sbmirand 10/12/2011 / 23:27

    Muito bom!
    A professora deve aprender a língua portuguesa antes de escrever.

    Curtir

  7. Cristiana 15/03/2012 / 17:03

    Boa tarde! Gostaria de louvar a iniciativa do site ao disponibilizar conteúdo interessante. Sou professora de Língua Portuguesa e estou auxiliando professores que irão ler o livro 1822 com seus alunos. Indicarei o site sem dúvida nenhuma. Espero que comentários desairosos como essse só façam com que vocês tenham mais vontade de povoar a internet com material de boa qualidade. A resposta foi muito elegante, sem deixar de ser contundente. Parabéns!

    Curtir

  8. Como posso discordar de meus colegas? A resposta foi perfeita!!!
    E uma dita ‘professora formada’ deveria revisar o que escreve, deveria atentar ao respeito que deve ao próximo, entre muitas outras coisas.
    Perfeita resposta, professor!

    Curtir

  9. cesar a marques 28/06/2013 / 10:11

    Caro Luiz Albuquerque, sua resposta é uma pérola de elegância e humildade intelectual. A coisa é muito simples: se a pessoa não gosta do conteúdo do site que vá buscar outro. Simples assim. Se ela é tão capaz como diz, espero ansiosamente a sua colaboração aqui. Tenho certeza que vai enriquecer muito o site.
    No mais, parabéns pela iniciativa e pela resposta.
    Um abraço, Cesar

    Curtir

Comente esta notícia!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.