Articulação


"Escola de Atenas" de Rafael
“Escola de Atenas” de Rafael

Articulação com Ensino:

 A fim de acomodar as diversas necessidades teóricas especiais relacionadas aos trabalhos do NECCINT, foi criada uma nova disciplina no âmbito do Departamento de Direito, chamada: “Direito das Articulações Internacionais”. Trata-se de uma disciplina eletiva de 30 horas-aula sem pré-requisitos e aberta a estudantes de todos os cursos. Esta disciplina, oferecida desde 2007, proporciona uma abordagem interdisciplinar sobre várias questões teóricas e técnicas além de uma capacitação metodológica para realização de atividades de pesquisa e extensão.

Articulação com Pesquisa

 Os saberes acadêmicos sistematizados nas disciplinas “Direito Internacional” e “Relações Internacionais” – que são estruturados a partir de uma leitura “estatocêntrica” das relações internacionais – não atendem às demandas das organizações da sociedade civil no que tange à cooperação internacional. Por isso, para que o NECCINT possa oferecer serviços de assessoramento jurídico em relações internacionais é necessário um trabalho prévio de pesquisa sobre os instrumentos jurídicos da cooperação internacional e os meios jurisdicionais de solução de conflitos internacionais.

Articulação com Demanda Sociais

 Existe na região de Ouro Preto, demandas sociais relacionadas a questões como: preservação do patrimônio artístico, histórico e cultural; conciliação entre crescimento econômico e sustentabilidade ambiental; efetivação de direitos humanos; melhorias na prestação de serviços de saúde e assistência jurídica; ampliação da moradia estudantil; dentre outras. Todas estas demandas podem ser amenizadas através da cooperação internacional com instituições estrangeiras e organismos internacionais que contribuam para a capacitação profissional, captação de recursos, desenvolvimento de parcerias, etc.

Articulação com Entidades Externas

 A articulação com entidades externas é um dos pontos mais fortes do Programa que prevêe a realização de diferentes tipos de parcerias com: o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); a Corte Interamericana de Direitos Humanos; a Secretaria Administrativa do Mercosul; a empresa estatal chinesa Wu; Ministério das Relações Exteriores e organizações não –governamentais.

Anúncios

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s