Uruguai do Brasil? | Nerdologia


Anúncios
Publicado em Relações Internacionais por Luiz Albuquerque. Marque Link Permanente.

Sobre Luiz Albuquerque

O Núcleo de Estudos sobre Cooperação e Conflitos Internacionais (NECCINT) da Universidade Federal de Ouro Preto , sob a coordenação do professor Luiz Albuquerque, criou o Observatório de Relações Internacionais para servir como banco de dados e plataforma de pesquisas sobre relações internacionais e direito internacional . O site alimenta nosso trabalho de análise de conjunturas, instrumentaliza nossas pesquisas acadêmicas e disponibiliza material para capacitação profissional. Mas, além de nos servir como ferramenta de trabalho, este site também contribui para a democratização da informação e a promoção do debate acadêmico via internet.

2 respostas em “Uruguai do Brasil? | Nerdologia

  1. Neste vídeo podemos agraciar a história do Uruguai, este país que vizinho do Brasil já foi matéria de divergência entre Países, principalmente o nosso, sendo importante por causa navegação fluvial.
    É interessante pois observamos as questões referentes à hegemonia internacional e as relações entre os Países para obtenção e afirmação de Território, até o histórico que se originou a geografia atual.
    Podemos constatar que sim, o Brasil teve e tem culhões para defender os seus interesses perante o cenário internacional.

    Curtir

  2. Este vídeo é uma excelente maneira de conhecer melhor a história da formação do Estado uruguaio e saber que ele já foi considerado parte do Brasil.

    É nitida a maneira como os interesses de grandes potências europeias nem sempre é baseado no apoio e no interesse dos povos locais. No caso uruguaio, as tensões estavam tão elevadas entre Portugal(Brasil), Espanha(Argentina) e Inglaterra que os habitantes do Uruguai decidiram por se organizar numa resistência e declarar sua própria independência. Os interesses envolvidos não eram somente de intervenção de soberania direta, como nos casos de Portugal e Espanha que já guerreavam pelo domínio da região há anos sem que nenhum dos dois conseguisse exito no controle local. Havia o interesse da Inglaterra, cujo motivo era impedir que as outras potências envolvidas no conflito ficassem muito fortes e consequentemente arriscassem interferir nos interesses ingleses na região.

    O desfecho do conflito que resultou na criação do Estado do Uruguai foi intermediado pelos ingleses, que conseguiram com a diplomacia balancear os poderes dos rivais Brasil e Argentina por meio de uma negociação que era parcialmente benéfica a ambos e que criaria uma divisão geográfica dos estados que beneficiasse a Inglaterra.

    O movimento de formação do Uruguai é também motivo para a clássica rivalidade entre Brasil e Argentina, muito presente hoje no futebol e visivelmente marcada nas relações entre nacionais dos dois países.

    Curtir

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s