Guerra do Pacífico | Nerdologia


Anúncios
Publicado em Relações Internacionais por Luiz Albuquerque. Marque Link Permanente.

Sobre Luiz Albuquerque

O Núcleo de Estudos sobre Cooperação e Conflitos Internacionais (NECCINT) da Universidade Federal de Ouro Preto , sob a coordenação do professor Luiz Albuquerque, criou o Observatório de Relações Internacionais para servir como banco de dados e plataforma de pesquisas sobre relações internacionais e direito internacional . O site alimenta nosso trabalho de análise de conjunturas, instrumentaliza nossas pesquisas acadêmicas e disponibiliza material para capacitação profissional. Mas, além de nos servir como ferramenta de trabalho, este site também contribui para a democratização da informação e a promoção do debate acadêmico via internet.

2 respostas em “Guerra do Pacífico | Nerdologia

  1. O centro do conflito abordado no vídeo em pauta na Corte Internacional de Justiça (CIJ) reside no acesso ao Porto de Antofagasta.
    A Bolívia é um país sem acesso direto ao Oceano Pacífico, não possuindo um porto oceânico, e alega que o governo do Chile não tem cumprido as garantias de negociação que dispõem sobre o uso de mencionado Porto e a soberania da Bolívia para acesso ao Oceano Pacífico. E o problema que se desenha é a consequente dificuldade de manutenção/desenvolvimento do comércio internacional boliviano por essa via.
    Uma das possíveis conclusões ao assistir ao vídeo é a seguinte: a história do continente, desde as divisões administrativas feitas quando da colonização espanhola, tem forte influência na economia-política da atualidade. As guerras desaguaram na divisão e “redivisão” de fronteiras entre os países, constantemente envolvidos em conflitos, chegando ao ponto de buscar o suporte da Corte Internacional. Mas permanecerá a dúvida quanto ao cumprimento dos acordos, quando findo o julgamento internacional.

    Curtir

  2. Quanto a Guerra do Pacífico, Bolívia e Chile entraram em divergência quanto ao acesso ao Pacifico, este é importante ao comércio e geração do PIB.
    Os bolivianos reclamam a falta de acesso, o que pormenoriza o seu desenvolvimento econômico, a guerra do pacifico foi travada entre Bolívia e Peru contra chile pelo controle ao acesso do Pacifico.
    Observamos que desde sempre o controle por meios de acesso ao comércio internacional é matéria de divergência devido a sua importância para o desenvolvimento e acesso a meios de contatos internacionais, este que possibilita a integração de questões culturais, políticas e monetárias.
    Assuntos de matéria territoriais foram e são importantes ao desenvolvimento, tanto que são discutidas e contestadas até a atualidade.

    Curtir

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s