México e Brasil intensificam relação bilateral


Brazil_Mexico_Locator

Publicado originalmente em 30/11/17

De acordo com a Secretaria de Relações Exteriores (SER) mexicana, no dia 24 de novembro, o chanceler Luis Videgaray Caso visitou a República Federativa do Brasil, onde se encontrou com o presidente Michel Temer e com o chanceler Aloysio Nunes, além de representantes de empresas mexicanas que possuem investimentos no Brasil.

Durante seu encontro com o mandatário brasileiro, Videgaray expressou o profundo apreço que o México tem pelo Brasil e gratidão pela ajuda humanitária enviada, após os terremotos ocorridos em setembro (2017).

Ao se encontrar com Aloysio Nunes, tratou sobre questões da agenda bilateral e internacional. Em particular, ratificaram a vontade política dos governos dos dois Estados para que o resultado das negociações comerciais, que estão ocorrendo atualmente, seja bem-sucedido, visando o aumento do intercâmbio de bens e produtos entre ambos os países.

No que tange à cooperação, as autoridades discutiram sobre o fortalecimento dos mecanismos existentes e como trabalhar em conjunto com países terceiros, particularmente, em projetos na região caribenha. Segundo o chanceler mexicano, o Caribe é importante para o Brasil e para o México, pois requer maior solidariedade dos vizinhos continentais, dado os efeitos das mudanças climáticas e dos fenômenos naturais na região.

Durante o encontro, ambos concordaram em aumentar o diálogo sobre questões multilaterais, incluindo o desafio de como tornar realidade o Pacto Global para a Migração Segura, Regular e Ordenada, atualmente negociado nas Nações Unidas (ONU).

Outro tema discutido foi a aproximação entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul, assim como o processo de entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a participação nas Operações de Manutenção da Paz da ONU e a geração de intercâmbios educacionais, científicos e culturais.

Foi decidido também que a quarta edição da Comissão Binacional (o principal fórum de diálogo político e cooperação) será realizada no primeiro trimestre de 2018 e aproveitou-se a ocasião da visita para comemorar a recente ratificação do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimento aprovado pelo Senado mexicano.

Durante uma reunião com executivos de empresas mexicanas que operam no Brasil, o chanceler Luis Videgaray trocou opiniões sobre oportunidades de negócios existentes em ambos os países para traçar estratégias empresariais de fomento.

O Brasil é o primeiro parceiro comercial do México na América Latina; o 8º no mundo; e, também, o principal destino do investimento direto mexicano. Em 2016, tal comércio bilateral chegou a movimentar cerca de 8 bilhões de dólares.

Fonte: CEIRI Newspaper

39 comentários sobre “México e Brasil intensificam relação bilateral

  1. Ana Carolina Martins de Oliveira 17/01/2018 / 17:32

    Consideradas as maiores economias da América Latina, Brasil e México são países que estabelecem acordos comerciais e agendas de cooperação técnica com o intuito de dinamizarem suas economias e fortalecerem suas posições de preponderância na região. Ao buscar movimentar as economias latinas e os fluxos de investimentos, a bilateralidade Brasil-México se mostra extremamente benéfica para ambos os países e para tanto, o objetivo é sempre intensificá-la. O Brasil apresentou uma linha de intensificação e uniformidade, principalmente durante os governos Lula e Dilma. Já com Michel Temer e pautando-se nos discursos do novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, existem receios que essa relação sofreria alterações, algo que não vem sendo apresentado na prática. Este artigo apresenta uma síntese das relações entre Brasil e México percorrendo os governos de Lula e Dilma e, finalmente, o estágio atual sob o governo Temer com José Serra a frente da política externa brasileira.

    Curtir

  2. Robson Aurélio Rufino 20/01/2018 / 7:36

    Embora estes dois países alcançaram um maior grau de integração na dinâmica da economia mundial, as relações econômicas entre elas permanecem longe do que seria de esperar das relações econômicas entre as duas maiores economias da América Latina. Nos últimos anos, os governos dos dois países manifestaram interesse em assinar um acordo de livre comércio, o que reflete a vontade de eliminar as barreiras comerciais não-tarifárias e as tarifas. A existência acentuada de oportunidades de comércio, interesses comerciais e motivações de natureza política deve ser o principal impulso para promover novas negociações entre os dois países para fortalecer o comércio bilateral, como ainda hoje há uma enorme divisão entre América Latina a ser capaz de estabelecer-se como uma verdadeira integração regional capaz de enfrentar o futuro com garantias.

    Curtir

  3. Ana Laura Pereira Dias 21/01/2018 / 11:17

    A ideia de que estamos inseridos em uma sociedade internacional construída através de diversificados tipos de interações, dentre as quais estão as relações entre os Estados (sujeitos internacionais) representados por seus governos está demonstrada neste artigo. Reuniram-se no Brasil, o governo brasileiro e mexicano (maiores economias da América Latina), para, através da cooperação e do dialogo analisarem o contexto, conjuntura e circunstâncias para uma futura negociação que poderá desencadear, mais tarde, em um Tratado. Sendo assim, neste encontro, o Brasil assumiu diversos compromissos afim de proporcionar o aumento do fluxo das relações comerciais, no qual foi respeitado os princípios e diretrizes das negociações internacionais, bem como a legislação interna brasileira (participação do presidente Michel Temer e com o chanceler Aloysio Nunes). Dessa forma, identifica-se aqui, portanto, um acordo de forma simplificada conhecido como Pactum de contrahendo, pelo qual se fixam diretrizes e bases para relacionamento futuro ou para a negociação de um tratado

    Curtir

  4. Thais Silva Bernardes 21/01/2018 / 17:54

    Na Constituição da República d e 1988 , consta um série de princípios e valores que devem se almejadas pelo país , coo a integração do Brasil com a América Latina , para isso a país deve criar mecanismos de aproximação como tratados internacionais.
    O Brasil e o México são grandes expoentes da América Latina , principalmente no que tange à economia , acordos entre eles são interessantes para fortalecimento de ambos em frente às grandes potências.
    Além disso, negociação entre esses países merecem atenção principalmente em relação em relação a busca de fortalecimento dos mecanismos existentes para trabalhar em conjunto com países terceiros, particularmente, em projetos na região caribenha, pois são países com menor expressão econômica na América Latina .Logo, um acordo entre o Brasil e o México pode contribui para o crescimento de outros países da região.
    Outro ponto que merece destaque é o interesse entre os Estados de estudar possibilidade concreta de um Pacto Global para a Migração Segura,que é um tema de muita relevância e está em grande destaque atualmente , principalmente após a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos , que tenta coibir imigrantes no país de foram polêmica.Logo,esse ponto é muito importante,pois não só afeta os mexicanos , mas toda a América Latina, inclusive no Brasil .

    Curtir

  5. Luana Morato 21/01/2018 / 20:34

    O Brasil tem voltado sua atenção para impulsionar seu comércio com o México, por meio de acordos que objetivam reduzir ou até extinguir tarifas de importação comuns entre os dois países. ao mesmo tempo em que o México também tem demonstrado interesse em aprofundar suas relações comerciais com os países do Mercosul, em especial com o Brasil. Essas alianças são importantes no sentido de fortalecer economicamente ambos os países, e também por aproximar o Mercosul e a Aliança do pacífico, o que pode gerar parcerias, reduções de tarifas, facilidades na migração de pessoas entre America Central e América Latina, fortalecendo esses países frente às grandes potências e até mesmo entre os blocos econômicos.

    Curtir

  6. Thaina Ventura Peixoto 21/01/2018 / 23:59

    Muito importante e significante tanto para o México quanto para o Brasil o avanço nas conversas, negociações e pactos integrando acordos bilaterais ou multilaterais estabelecendo ou fortalecendo relações econômicas e sociais entre os países da América Latina.
    Além da necessidade de acordos e cooperação bilaterais, mister se faz a ajuda dos Estados supracitados em prol de toda a região, em especial a caribenha, para o desenvolvimento de projetos economicamente viáveis e lucrativos, mas também para possibilitar a resolução de questões humanitárias decorrentes de catástrofes naturais e mudanças climáticas frequentes na região.
    Economicamente a aproximação entre Brasil e México se faz promissora, face às já vantajosas parcerias comerciais e confiança e investimentos mexicanos no Brasil.

    Curtir

  7. Marianna Aniceto Concesso 22/01/2018 / 1:43

    Nos últimos anos, o Brasil tem voltado sua atenção para impulsionar seu comércio com o México, por meio de acordos que objetivam reduzir ou até extinguir tarifas de importação comuns entre os dois países. Ademais, o México também tem demonstrado interesse em aprofundar suas relações comerciais com os países do Mercosul, em especial com o Brasil.
    Mais recentemente, os dois países têm avançado em novas Rodadas de Negociações para ampliar e aprofundar novas parcerias comerciais, o que se tornou mais urgente para o governo mexicano diante da revogação da Parceria Transpacífico pelo governo norte-americano e ameaças de alterações no Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio). Desse modo, Brasil e México têm enfatizado a importância de aprofundar a relação comercial e de investimentos entre as duas maiores economias da América Latina. Em pauta, visando o aumento do intercâmbio de bens e produtos entre ambos os países. Esta relação traz ganhos para ambos os lados movimentando assim, bilhões de dólares.

    Curtir

  8. Welington Ferrarez Machado 22/01/2018 / 8:53

    Certo é que as relações diplomáticas entre as duas nações estão muito abaixo do esperado e sua possível intensificação nos próximos anos podem denotar a postura de satisfação de mercados que cultuam a mão-de-obra exploratória. Com o advento da reforma trabalhista países que têm o capitalismo pro indústria e não se preocupam com a existência de um proletariado bem remunerado e com o mínino de força, poder sindical, para persuasão do patronato terão maior contato e aumentarão os negócios com a nação brasileira. O México ante o Brasil, que apesar de ser, conforme noticiado em um ranking como primeiro país a mais possuir relações econômicas na América Latina, ainda estão muito abaixo do esperado entre os países latinos mais desenvolvidas economicamente.

    Curtir

  9. Laura Neves 22/01/2018 / 9:06

     A OMC tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos Membros que a compõem, estabelecer um mecanismo de solução pacífica das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos comerciais atualmente em vigor, e criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos comerciais entre os Membros. No contexto da globalização, a identidade nacional dos produtos e das empresas que os fornecem fica cada vez mais difícil de ser identificada. Como consequência, as novas regras para o comércio internacional devem enfocar o impacto de todas as políticas econômicas sobre o funcionamento dos mercados globais, sujeitas às exigências econômicas de melhor eficiência, e sujeitas às exigências políticas de tratamento justo por parte dos governos aos interesses de outros países. Tratamento não discriminatório para produtos e para empresas, sejam nacionais ou estrangeiros, passou a ser um dos grandes temas do momento atual.

    Curtir

  10. Tainara Magalhães 25/06/2018 / 17:06

    Brasil e México tem intensificado cada vez mais suas relações. Esse acordo bilateral além de estabelecer avanço nas negociações e acordos entre esses dois países impulsiona também o crescimento do mercado e comercialização, tendo em vista que ambos os países são potências significativas da América Latina e essa união os torna mais fortes frente a grandes potências comerciais mundiais.
    Sendo Brasil e México países pertencentes a dois blocos econômicos distintos, essa relação também causa uma proximidade entre os dois blocos, o Mercosul e Aliança do Pacífico, que tem objetivos parecidos no que tange a expansão e integração comercial, integração que está acontecendo entre esses países e que impulsiona cada vez mais o desenvolvimento da América Latina.

    Curtir

  11. Alexandre Di Bella Castro Pedro 01/07/2018 / 12:47

    Ao se analisar esta notícia de cooperação entre Brasil e México, é possível perceber uma cooperação verdadeiramente útil aos dois países, principalmente no que diz a respeito de relações econômicas, ainda mais positivo ao Brasil a partir de uma noção de agradecimento sobre a ajuda humanitária cedida após os terremotos no outro país. O Brasil avançaria exponencialmente com uma interação maior com a aliança do pacífico, poderia ocorrer uma dinamização da sua economia e uma maior construção de relações com novos países, e se observar, a longo prazo, a construção de um novo regime internacional. Para o México, além do agradecimento, seria importante se manter com uma economia participativa em território brasileiro, e até se expandir mais para o território sul americano. Para ambos, é admirável a expansão conjunta para o caribe, além disso, seria importante para a população desses países a melhoria das políticas migratórias, pois se atingiria um desenvolvimento cultural e educacional necessário ao povo brasileiro e mexicano.

    Curtir

  12. Daiane Martins 01/07/2018 / 18:23

    Tendo em vista que o Brasil e o México são países de grande representatividade na America Latina, o aumento de suas relações propiciam crescimento para ambos, visto que relações de cooperação são muito benéficas no que tange ao desenvolvimento econômico deles. E por mais que eles não participem do mesmo bloco econômico é muito prazeroso ver que esses países se desprendem de relações ‘internas’ para relações ‘externas’ (internacionais) proveitosas, ainda mais que são vizinhos continentais. Um exemplo de que essas relações só trazem proveito aos envolvidos é que o Brasil é o principal destino do investimento direto do México, e que em 2016 seus comércios chegaram a movimentar cerca de 8 bilhões de dólares.

    Curtir

  13. Iasmin 02/07/2018 / 18:58

    Levando em consideração ambas as economias frente a realidade da América Latina, o estabelecimento de acordos comercias e agendas de cooperação , de modo a dinamizar as relações e fortalecerem as posições de influência, é uma realidade benéfica para ambas as partes envolvidas. Apesar do avanço, uma análise mais aprofundada mostra que a relação ainda não atingiu todo potencial de integração , posto que essa aliança poderia resultar em uma aproximação entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico, fortalecendo essa região frente as grandes potências.

    Curtir

  14. Lohany Dutra Amorim 05/07/2018 / 16:04

    Nesta notícias há dois fatos importantes a serem analisados: Primeiro a questão da boa relação diplomática entre o México e o Brasil que são dois países americanos. Neste ponto, uma aproximação entre esses dois países demonstra que a cooperação favorece principalmente o desenvolvimento econômico de ambas as partes. Também há a percepção que com o tempo pode haver uma participação mais efetiva dois dois países na área econômica, além de “trocas” culturais que também pode haver a longo prazo. A segunda questão é a ajuda humanitária fornecida pelo Brasil no México em 2017 devido ao terremoto, isso demonstra uma cooperação por parte do Brasil, evidenciando a preocupação do país com questões relacionadas aos Direitos Humanos. Pois ajuda humanitária em época de desastres, como foi o caso do terremoto em 2017, ajuda o país afetado a se estabelecer no decorrer do tempo.

    Curtir

  15. Andyara Calazans 07/07/2018 / 19:12

    Brasil e México demonstraram interesse em uma aproximação econômica e política, por meio da cooperação mútua em diversas questões, como tornar realidade o Pacto Global para a Migração Segura, Regular e Ordenada, atualmente negociado nas Nações Unidas (ONU) e também a aproximação entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul. É importante ressaltar que no âmbito do Direito Internacional, a manutenção de relações diplomáticas e uma maior cooperação entre os países pode, e muitas vezes, gera benefícios à ambas as partes, como no caso em tela, o fato de Brasil e México se reconhecerem como mercado potencial um para o outro e buscarem uma interação maior, que abranja não só a economia, como dois Estados Soberanos também podem objetivar uma maior cooperação técnica, que possibilitaria o fortalecimento dos dois países frentes as demais economias. Outro ponto relevante é com relação ao agradecimento do chanceler mexicano pela ajuda humanitária que o Brasil enviou ao México, após os terremotos ocorridos em 2017, mais uma vez reiterando a boa relação entre os dois países e o potencial para fortalecerem ainda mais o campo de cooperação, que é de interesse mútuo e não só tende a continuar, como também pode se aprofundar, afastando o receio sobre possíveis rupturas.

    Curtir

  16. Natália Costa 09/07/2018 / 11:23

    O Brasil e o México são as duas maiores economias latino-americanas, são países que estabelecem acordos comerciais e agendas de cooperação técnica com o intuito de dinamizarem suas economias e fortalecerem suas posições de preponderância na região. Muitos produtos mexicanos fazem parte da vida cotidiana da sociedade brasileira, o que têm enfatizado a importância de aprofundar a relação comercial e de investimentos entre os dois países.
    O Brasil já tem acordo de livre comércio com a Colômbia, Peru e Chile. Negocia atualmente um amplo acordo com os mexicanos, mas que não é formalmente chamado de livre comércio porque há vários setores excluídos. Diante disso, Brasil e México têm enfatizado a importância de aprofundar a relação comercial e de investimentos entre as duas maiores economias da América Latina.
    A visita do ministro José Serra ocorre em momento de dinamização das relações entre o Brasil e o México. Além das discussões para a ampliação do comércio, houve também acordo dos investimentos entre os dois países.

    Curtir

  17. Marina Silva Chaves 10/07/2018 / 14:42

    Através da notícia acima entendo que as relações diplomáticas entre Brasil e México nunca estiveram em melhor época. São as duas maiores economias da América Latina. As relações não se resumem apenas a livres trocas ou a mercados potenciais que cada um representa para o outro, mas também a uma posição de destaque no continente que somente Brasil e México ocupam e que almejam manter a partir de uma maior integração entre os dois. Eles são os únicos da região a integrarem o ranking das 20 maiores economias do mundo. Acredito que o estabelecimento de relações bilaterais, principalmente comerciais, é de suma importância para ambos os países no que diz respeito ao cumprimento de seus objetivos conjuntos de integração e manutenção de suas posições como as maiores economias da América Latina. Penso que seja importante também para ambos os países o acordo para proporcionar maiores oportunidades de intercâmbios científicos e culturais, desenvolvendo assim o crescimento tecnológico dos mexicanos e brasileiros. Ainda vejo como uma ótima parceria que só tem ganhos, pois é sempre bom manter boas relações com outros Estados, nesse caso com a vizinhança.

    Curtir

  18. Petsleyano Ribeiro 10/07/2018 / 15:00

    Brasil e México vêm consolidando uma relação bilateral madura e de alto nível. Eles sao os maiores países da América Latina em economia e população devem buscar, sempre que possível, atuar de maneira coordenada na região e no mundo. Desde 2015 vêm assinando vários acordos e criado mecanismos de diálogo e negociação. Os dois representam cerca de 65% do PIB regional. São, também, os maiores captadores internacionais de investimentos na região (Brasil US$ 80 bilhões anuais e México US$ 30 bilhões). Os dois países possuem relações econômico-comerciais densas e significativas.

    Curtir

  19. Isadora 10/07/2018 / 15:37

    Estes dois países alcançaram uma grande integração na economia mundial. Nos últimos anos, os governos dos dois países manifestaram interesse em assinar um acordo de livre comércio, o que reflete a vontade de eliminar as barreiras comerciais não-tarifárias e as tarifas. Há existência acentuada de oportunidades de comércio. Essas alianças são importantes no sentido de fortalecer economicamente ambos os países, e por aproximar o Mercosul e a Aliança do pacífico.

    Curtir

  20. Caio Damazio 13/07/2018 / 17:21

    Primeiramente, é importante salientar que México e Brasil possuem boas relações diplomáticas, o que facilita a formação de acordos em diversos âmbitos, tanto econômico quanto de caráter humanitário.
    Tendo em vista a situação diplomática favorável entre os países, é possível notar que as conversas trazem benefícios não só para os dois países, mas para outras nações que acabam se relacionando com ambas no âmbito internacional, como é o caso dos países da região caribenha, que requerem maior solidariedade dos países vizinhos devido às mudanças climáticas e dos fenômenos naturais, e os países integrantes da Aliança do Pacífico e do Mercosul, que também poderiam ser beneficiados por uma possível aproximação dos dois blocos econômicos.
    Sendo assim, resta comprovado o fato de que, além dos próprios países que possuem uma boa relação diplomática, vários terceiros acabam se beneficiando dessas boas relações, o que só tem a acrescentar no contexto internacional.

    Curtir

  21. Higor Oliveira 13/07/2018 / 20:23

    É fato que a cooperação entre países no meio comercial carrega inúmeros fatores positivos. No caso do texto acima, se salienta ainda, o fato de os países em questão serem americanos subdesenvolvidos. Esse tipo de cooperação tende a diminuir a dependência de países periféricos para com países centrais, ou seja, novas alianças comercias e diplomáticas tem apenas a acrescentar pois pode representar tanto trocas comerciais como possíveis alianças políticas.
    Tais vantagens no comércio tende a acrescentar benefícios estruturais em cada país, no sentido de aumento na circulação monetária e consequentemente maiores investimentos em setores importantes da economia.

    Curtir

  22. Viviane De Souza Queiroz 10/10/2018 / 19:14

    O princípio de cooperação é muito importante para um país que quer se desenvolver.Isso acaba me remetendo as cidades-estados gregas que compunham alianças de diversos ramos,principalmente militar o que segundo Tucídides grandes nações fazem o que querem,enquanto as pequenas aceitam o que devem.Não sendo o Brasil nem o México grandes potências,em consonância com ambos não apresentarem grandes disparidades pode ser uma estrategia muito interessante e que traga bons frutos para ambos.Neste contexto ambos devem seguir as regras do jogo,sendo que esta cooperação não deve ser só no setor da economia,mas adentrar as diversas esferas,ou seja a intensificação das relações pode pode trazer benefícios.

    Curtir

  23. Brenda Karla de Campos 13/10/2018 / 19:51

    De acordo com o que foi visto em sala e no livro “Introdução às Relações Internacionais” de Jackson e Sorensen, essa intensificação das conexões entre Brasil e México é um grande exemplo de relação internacional. Segundo a obra citada, ao demonstrar as ideologias dominantes de determinada época, percebemos que os Estados sempre se unem motivados por um interesse em comum. A ação humanitária proporcionada pelo Brasil às terras mexicanas em 2017, por exemplo, demonstram, indubitavelmente, o interesse do país no fortalecimento das relações internacionais. Nesse cenário, a cooperação que ultrapassa limites territoriais é extremamente importante visto que facilita o desenvolvimento político e econômico globalizado. Além disso, ressalta-se que em uma possível guerra, essa cooperação é relevante para a construção de alianças. Nesse sentido, as trocas comerciais realizadas pelos dois países nos últimos anos se intensificaram, sendo ambos beneficiados pela garantia da dominância econômica na América Latina. Devido essa condição de domínio perante outros países latinos, uma relação mais estreita é muito viável, pois assim a preponderância do Brasil e do México tende a continuar perdurando. Por fim, como Tucídides já havia percebido “A identidade dos interesses é mais seguro dos vínculos, seja entre Estados, seja entre indivíduos”.

    Curtir

  24. Artur Toledo 15/10/2018 / 0:46

    Através da diplomacia, Brasil e México buscam por acordos em que ambas as Nações sejam beneficiadas. Tal relação exemplifica parte da noção das relações internacionais, onde busca -se estudar as relações políticas, sociais e econômicas de forma sistemática a respeito de diversos países, de tal forma que esse estudo consiga ultrapassar as fronteiras de qualquer Estado. Nesse sentido, os dois países buscam por um estreitamento em suas relações, beneficiando principalmente o campo da economia. A relação entre os dois países ainda se mostra longe do esperado, dado a influência que os dois países possuem, se comparado com o restante da América Latina, mas o comprometimento com tais acordos abre possibilidades para a consolidação de boas relações e bons acordos entre os países.
    Artur Bento Toledo

    Curtir

  25. Maria Emília Lopes 15/10/2018 / 11:26

    Tendo em vista que o Brasil e o México possuem boas relações econômicas, a ampliação da cooperação entre eles tende a beneficiar não somente os dois países, uma vez que pertencem a diferentes blocos econômicos, regiões climáticas e possuem diferentes fenômenos naturais.
    Portanto, o estreitamento da relação entre as nações visa trazer benefícios aos países vizinhos, bem como os países do Mercosul e da Aliança do Pacífico.
    Dessa maneira, no contexto internacional, essa aliança se mostra imprescindível para a consolidação das relações diplomáticas latino-americanas, visto que, além do fortalecimento da economia, seria muito vantajoso para as relações socais.

    Curtir

  26. Talita 09/12/2018 / 22:32

    Os países mencionados são responsáveis por toda a dinamicidade da economia latino-americana, portanto, é importante que se reconheçam como mercado potencial um para o outro e se dedicam a constantes tentativas de se integrarem cada vez mais, tanto na economia quanto na cooperação técnica. Essa relação Brasil-México pode ir muito além da busca por uma expansão do mercado consumidor, aumento no fluxo de investimentos e apoio técnico. Mais do que isso, a interação econômica e principalmente o estabelecimento de cooperações técnicas serve para que Brasil e México assegurem e fortaleçam a sua posição de preponderância frente às demais economias latinas. Com o estreitamento da relação destes países, as trocas entre eles serão ainda mais liberalizadas, o que irá colaborar para o crescimento econômico e para a criação de mais e melhores empregos para mexicanos e brasileiros.

    Curtir

  27. Thomaz Miranda 17/05/2019 / 17:47

    Brasil e México representam as duas maiores economias na América Latina e são historicamente aliados e parceiros econômicos. A atual integração entre os países busca um desenvolvimento mútuo a ambos os povos e se baseia na noção de que o comércio fortalecido por sistemas democráticos são os elementos necessários para o desenvolvimento de uma comunidade internacional mais próspera e pacífica, conceito defendido pelos teóricos neoliberalistas dentro do contexto das teorias acerca de relações internacionais. Tal escola defende que um sistema democrático sempre tenderá as soluções mais racionais e mais pacifistas, uma vez que a racionalidade humana aponta para o pacifismo e num sistema democrático as decisões são representativas da vontade de várias pessoas racionais. É uma concepção aceitável até determinado ponto, mas ao meu ver ingênua com relação a outros pontos. Mesmo em sistemas democráticos existem interesses, complôs e intensões ocultas que criam uma comunidade altamente competitiva, mesmo no caso de acordos bilaterais como o do Brasil e do México. Sob essa perceptiva a escola teórica realista ou neorrealista parece ser bem mais sensata.

    Curtir

  28. Raquel Xavier 02/06/2019 / 19:51

    O relacionamento bilateral entre Brasil e México experimenta, desde 2015, dinâmica especialmente produtiva, marcada pela assinatura de numerosos acordos, pela retomada e criação de diversos mecanismos de diálogo e pela abertura de negociações para a ampliação e aprofundamento do Acordo de Complementação Econômica 53 (ACE-53). Em 2017, antes mesmo, da reunião entre ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes com o secretário de Relações Exteriores do México, Luis Videgaray. Em fevereiro, os países começaram a discutir um acordo para intensificar o comércio entre o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e o México, e aproximar mais o bloco da Aliança do Pacífico. Houve também uma reunião em abril deste mesmo ano, em igual sentido, buscando a ampliação da cooperação entre os países. Em 2018 o presidente Michel Temer se reuniu com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, na cidade mexicana de Puerto Vallarta, e tratou da expansão nas relações comerciais entre os dois países. Neste encontro Temer e Peña Nieto assinaram um acordo de cooperação aduaneira entre os dois países, chamado Acordo sobre Cooperação e Assistência Administrativa Mútua em Assuntos Aduaneiros. Como se observa, as relações entre México e Brasil, apesar de ainda não serem o esperado para uma relação e entre as duas maiores economias da américa latina, vinham caminhando constantemente para uma ampliação do comércio e das parcerias entre os referidos. No entanto, com atual governo, o que se espera é que a relação bilateral com a México não seja valorizada e acabe sendo deixada de lado

    Curtir

  29. Thayná Elias 05/06/2019 / 18:28

    Faz-se muito relevante essa união do Brasil com o México tendo em vista o fortalecimento de relações já existentes e também no sentido de atuarem conjuntamente com países terceiros. A discussão de ambos durante o encontro se pautou muito sobre isso e sobre projetos relacionados a região caribenha. Eles também discutiram a respeito de dialogarem melhor sobre acordos multilaterais e também sobre materializar a ideia do Pacto Global para a Imigração Segura, Regular e Ordenada, que é de extrema importância, visto que principalmente agora com Donald Trump no poder nos Estados Unidos, tentando coibir a entrada de imigrantes no país gerando muitos conflitos e polêmica. Acaba que isso afeta não apenas o México, mas todos os países da America Latina. O Brasil tem se voltado a aumentar seu comércio com o México através de acordos que reduzam tarifas de importação e o México também quer criar mais alianças dentro do Mercosul, sendo comum os interesses. É muito importante esse tipo de união, pois gera benefícios comerciais para os dois países e também pode gerar parcerias e facilidade na migração de pessoas, auxiliando a se tornarem potências econômicas. Assim como foi destacado no texto, o Brasil é o primeiro parceiro do México entre os países da América Latina e o comercio entre ambos chegou a mover oito milhões de dólares.

    Curtir

  30. Lauren Lopes 06/06/2019 / 16:50

    Sendo o Brasil e o México duas das maiores potências da América Latina, é de suma importância a manutenção de uma relação diplomática extensa e saudável entre esses dois países. Mais do que o potencial de desenvolvimento que as duas economias apresentam, Brasil e México são protagonistas na busca de maior destaque para o os países latinos junto à sociedade internacional. Em relação a tópicos que vêm apresentando resultados positivos, vale destacar o acordo de livre comércio de autopeças e automóveis (assinado em 2002, mas que entrou em vigor em março de 2019). Tal medida fortalece os interessados nesse setor, criando uma cultura de mercado mais competitiva, devido à maior oferta de bens, bem como cria uma fonte alternativa para o setor, que pode focar parte da sua produção para o mercado externo. Dentre os pontos que podem ser melhor trabalhados está o de tornar Brasil e México nações embaixadores da América Latina no cenário global, visando alterar a percepção da comunidade internacional para com os países sul-americanos e caribenhos. Para isso, tanto mexicanos quanto brasileiros poderiam incentivar uma participação maior de suas empresas nestes países, desde que de forma justa tanto para os empresários quanto para a população, para ajudar no desenvolvimento econômico em nações subdesenvolvidas do continente. Ademais, Brasil e México devem se fazer mais presentes para essas nações amigas, sendo através da disponibilização de ajuda humanitária e também fortalecendo os projetos de migração segura. Por fim, o grande papel que México e Brasil podem desempenhar é o de representantes dos países latino-americanos, buscando trazer mais à tona os problemas enfrentados por aqui e mostrando os aspectos positivos dessa terra. Tudo isso só se torna viável à medida que as relações entre os dois países se estreitam e que o diálogo seja contínuo e próspero.

    Curtir

  31. Rynara Otone 07/06/2019 / 9:22

    Considerando que o Brasil é o primeiro parceiro comercial do México na América latina, considerando que são as duas maiores potencias da América Latina, é perceptível que ambos queiram ser parceiros e trabalharem em conjunto para que haja maior investimento entre os dois países. A busca em movimentar as duas maiores economias e consequentemente, os fluxos de investimentos, a bilateralidade Brasil e México, apresenta-se de maneira extremamente benéfica para ambos, dessa maneira, os governantes tem como objetivo é sempre intensifica-la. Assim, a partir desse encontro, o Brasil pôde assumir os compromissos com o intuito de proporcionar o aumento das exportações para com o México, respeitando as diretrizes das negociações internacionais, além da legislação interna brasileira. Diante do exposto, o intercâmbio de bens e produtos entre as duas nações, faz com que ambos tenham vantagens econômicas e abertura no mercado internacional.

    Curtir

  32. Rynara Otone 07/06/2019 / 9:26

    Tendo em vista que o Brasil é o primeiro parceiro comercial do México na América latina, considerando que são as duas maiores potencias da América Latina, é perceptível que ambos queiram ser parceiros e trabalharem em conjunto para que haja maior investimento entre os dois países. A busca em movimentar as duas maiores economias e consequentemente, os fluxos de investimentos, a bilateralidade Brasil e México, apresenta-se de maneira extremamente benéfica para ambos, dessa maneira, os governantes tem como objetivo é sempre intensifica-la. Assim, a partir desse encontro, o Brasil pôde assumir os compromissos com o intuito de proporcionar o aumento das exportações para com o México, respeitando as diretrizes das negociações internacionais, além da legislação interna brasileira. Diante do exposto, o intercâmbio de bens e produtos entre as duas nações, faz com que ambos tenham vantagens econômicas e abertura no mercado internacional.

    Curtir

  33. Leticia Lirio Ribeiro 07/06/2019 / 18:19

    Brasil e México demonstraram interesse em uma aproximação econômica e política, por meio da cooperação mútua em diversas questões, como tornar realidade o Pacto Global para a Migração Segura, Regular e Ordenada, atualmente negociado nas Nações Unidas (ONU) e também a aproximação entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul.
    Certo é que as relações diplomáticas entre as duas nações estão muito abaixo do esperado e sua possível intensificação nos próximos anos podem denotar a postura de satisfação de mercados que cultuam a mão-de-obra exploratória. Com o advento da reforma trabalhista países que têm o capitalismo pro indústria e não se preocupam com a existência de um proletariado bem remunerado e com o mínino de força, poder sindical, para persuasão do patronato terão maior contato e aumentarão os negócios com a nação brasileira.
    Penso que seja importante também para ambos os países o acordo para proporcionar maiores oportunidades de intercâmbios científicos e culturais, desenvolvendo assim o crescimento tecnológico dos mexicanos e brasileiros. Ainda vejo como uma ótima parceria que só tem ganhos, pois é sempre bom manter boas relações com outros Estados, nesse caso com a vizinhança

    Curtir

  34. Lara Dâmaso 03/10/2019 / 18:26

    Essa matéria sobre uma das relações bilaterais brasileiras mostra na prática o conceito da realpolitik. Segundo, Henry Kissinger “Realpolitik é nada mais que a arte de fazer política externa da forma como ela realmente é, na pratica, sem considerar noções ideológicas. Esse conceito é amplamente defendido pelos autores do realismo político, que acreditam que o Estado ele é soberano e está acima de qualquer outro interesse, sendo a sua maior obrigação garantir a sobrevivência enquanto Estado.” O termo é um método usado pelos países para lidar com as suas relações no contexto internacional. Apesar da maioria das classificações considerarem que a expressão tem um caráter negativo dentro do contexto político, ela se apresenta também com outro contexto, de protecionismo entre os países através do firmamento de relações que irão beneficiar os dois lados. O diálogo entre o Brasil e o México empreendeu os dois países economicamente. Portanto, é vantajoso para os dois países que acordos como esses sejam celebrados. A realpolitik se apresenta, pois, como um conceito positivo e racional que não apenas ajuda no crescimento dos países, mas também contribui para a política externa.

    Curtir

  35. Luana Padilha 03/10/2019 / 18:47

    A notícia deixa explícito como é conveniente o fortalecimento da relação diplomática entre as maiores economias da América Latina, o México e o Brasil. As relações internacionais, de acordo com o que foi estudado em sala, são movidas por um interesse mútuo. A aproximação entre o México e o Brasil não se afasta dessa ideia, sendo vantajosa para ambos, uma vez que as relações comerciais entre eles estimulam o crescimento de suas economias. Além de ter como objetivo o avanço do desenvolvimento econômico, é importante ressaltar a intenção de unir os países também politicamente e socialmente, por meio da cooperação e do incentivo ao diálogo. Tal cooperação pode ser observada no auxílio em questões que envolvem Direitos Humanos (como a da ajuda humanitária do Brasil ao México após um desastre ambiental em 2017, citada na notícia), algo que apresenta influência na formação de alianças e ainda é benéfica para os envolvidos.

    Curtir

  36. Daniel Atanásio 06/10/2019 / 18:28

    Esta notícia representa muito bem o que os neoliberais (Teoria de Relações Internacionais) chamariam de “integração”, ou cooperação internacional. A própria ajuda humanitária enviada pelo Brasil ao México (citada pelo chanceler mexicano) já seria um exemplo de que cooperação internacional é possível e é o que mais se vê internacionalmente.
    A criação de órgãos e instituições internacionais para esses fins, como a UNICEF e sua ajuda humanitária às crianças em todo o mundo, são o mais puro exemplo disso. O Brasil não é um país solitário no cenário internacional. O comércio é extremamente importante no contexto de globalização atual. Sejam produtos de tecnologia estrangeira, ou mesmo redes de restaurantes de comidas típicas de outros países, tudo isso é desejado pelos brasileiros. A relação brasileiro-mexicana foi intensificada justamente por causa disso.
    Existem produtos produzidos no México que são muito mais baratos que os brasileiros e não dariam tanto lucro ao Brasil se os produzisse nacionalmente (teoria das vantagens comparativas). Nesse contexto, a tendência é que relações como essa se intensifiquem e reafirmem empiricamente a maior tendência à cooperação do que ao conflito que se verifica na comunidade internacional.

    Curtir

  37. Clara Costa Roni 07/10/2019 / 1:54

    A relação bilateral entre o México e o Brasil, já pode ser considerada em um momento de evolução a muito tempo, no entanto desde a data da noticia essa relação tem aumentado, uma prova dessa relação é o fato de o Brasil ser o país da América latina que mais comercializa com o México. Primeiramente caso nossos países realmente sigam as ideias sobre aumentar a relação entre a Aliança do Pacifico e o Mercosul as relações irão aumentar de maneira significativa e nossa economia provavelmente irá ser beneficiada por uma situação como essa. O Brasil e o México já podem ser considerados as maiores potências de continente Sul Americano, por isso uma união entre eles no sentido de deixar a comercialização mais simples, ao meu ver poderia simbolizar um bom sinal para vários setores financeiros do Brasil. Outra vantagem (sem ser a econômica) que esse aumento de relações pode trazer, é a visualidade que os dois países iriam receber caso um impulsionasse a imagem do outro na mídia internacional. Um conceito que poderia fundamentar essa teoria dentro das relações internacionais, é o conceito da escola liberal que foi um dos primeiros a aparecerem dentro das relações internacionais. Essa escola alegava a existência de uma possível interdependência econômica entre países, que além de ajudarem na economia por meio do comercio livre, também reduziriam as possibilidades de conflitos para esses países que fossem interdependentes, nesse caso o Brasil e o México.

    Curtir

  38. Eduardo Mapa 07/10/2019 / 12:41

    A cooperação entre o Brasil e o México é importantíssima para a América latina, tendo em vista que ambos são as duas maiores potencias dessa região do planeta. Existe uma possibilidade de crescimento mutuo baseado em um comercio aprimorado e em uma boa relação histórica dos dois que poderia surtir um efeito borboleta de crescimento de diversos outros países próximos e ajudar países que passam por problemas como os caribenhos. Os acordos bilaterais entre os dois podem trazer vantagens do ponto de vista internacional, já que ambos são muito bem quistos na comunidade internacional e ao serem visto juntos, poderiam ter um aumento do poder de barganha e de decisões em determinados aspectos que corroborariam na evolução econômica, política e social dos dois. Diversos outros aspectos de conveniência na relação dessas duas potencias latino-americanas podem ser notados, um que vejo como fundamental e muito importante é o humano, o Brasil ao praticar a ajuda humanitária para com o México que passava por intensos problemas decorrentes de eventos naturais (terremotos do segundo semestre de 2017) mostrou que além de um parceiro comercial, poderia ser considerado uma nação irmã que está ao lado do povo mexicano nas horas boas e ruins

    Curtir

  39. Vitória Michele Xavier da Silva 10/11/2019 / 23:44

    É possível perceber, até mesmo intuitivamente, que o Brasil tende a se fortalecer no cenário mundial quando se aproxima de seus “vizinhos” da América do Sul e América Central em cooperação, em especial do ponto de vista comercial. É o que se deduz da notícia que, ao tratar da intensificação das relações entre Brasil e México, demonstra a potencialidade que tal relação tem de beneficiar a ambos os pólos.
    Tal inclinação à “criação de laços” entre países mais próximos territorialmente presume-se advir, dentre outros fatores, de características territoriais e até mesmo culturais parecidas em certa medida, o que tende a gerar demandas também parecidas. Isso pode ser observado na discussão acerca da aproximação entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul, como citado no texto da matéria, o que seria de grande benefício para ambos os grupos.
    É nítido, posto que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, que a cooperação entre países, de uma maneira geral, tende a fortalecê-los diante do cenário internacional. Tendemos a crescer mais quando criamos relações com seres externos, e isso não é diferente com os Estados ao redor do globo.

    Vitória Michele Xavier da Silva

    Curtir

Comente esta notícia!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.