Rússia paga a última parte da dívida externa herdada da União Soviética


Кремлевский Дворец съездов

27th Congress of the Communist Party of the Soviet Union (1986)

24/08/17

O Ministério das Finanças russo anunciou na última segunda-feira, 21 de agosto, a liquidação integral da dívida externa contraída pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e herdada pela Federação Russa, sua sucessora legal. O último Estado credor a receber o pagamento foi a Bósnia e Herzegovina, que teve o saldo de 125,2 milhões de dólares quitado por Moscou, em 8 de agosto.

Esta última parcela era parte da dívida assumida pela URSS junto à antiga República Socialista Federativa da Iugoslávia e que posteriormente foi repartida de forma proporcional por seus Estados sucessores, dentre eles a Bósnia. No caso específico da Iugoslávia, o passivo foi acumulado após sucessivos déficits na balança comercial entre os dois países. Por anos, Moscou forneceu artigos de defesa e recursos energéticos para Belgrado, adquirindo em troca bens de consumo de maior valor agregado.

No entanto, a maior parte do débito soviético estava nas mãos de credores ocidentais. Dos 66 bilhões de dólares herdados como dívida pela Rússia após a desintegração da URSS, 60 bilhões eram cobrados por membros do Clube de Paris, grupo informal formado por Governos das grandes economias industrializadas. Este débito foi totalmente pago ainda em 2006, quando a economia russa era impulsionada pela alta dos preços internacionais do petróleo.

Mais que uma questão econômica, o Kremlin vem usando os compromissos financeiros da URSS como uma ferramenta política. Ao mesmo tempo em que quitava seu passivo, Moscou decidiu perdoar os montantes devidos por países como Coreia do Norte, Vietnã e Cuba, totalizando mais de 120 bilhões de dólares. Se por um lado esta política parece ser financeiramente desvantajosa, por outro a Rússia busca promover sua imagem de Estado forte e saudável e alavancar o seu papel de protagonista no cenário internacional. 

Fonte: CEIRI Newspaper 

Anúncios

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s