Cresce a contribuição da China para as Missões de Paz da ONU


0023ae5d91e016020a7d0f

19/07/17

A participação da China na Organização das Nações Unidas (ONU) vem crescendo substancialmente nas últimas duas décadas. O país é o segundo maior doador de fundos para missões de paz e o terceiro maior doador para o orçamento geral da organização. Os chineses possuem atualmente 2.833 militares alocados nas diversas missões estabelecidas pela ONU, sendo cedidos ainda cerca de 8.000 militares para o contingente de reserva.

A República Popular da China é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU* desde o ano de 1971, o que lhe confere certo poder decisório e mesmo a possibilidade de Veto sobre decisões importantes acerca da estabilidade da ordem internacional. Não obstante, o país utilizou o recurso do Veto apenas 12 vezes (menos do que qualquer outro dos membros permanentes) e os últimos seis empregados dizem respeito à situação da Guerra na Síria, tendo sido alinhados à posição da Rússia.

A atuação e o apoio a organismos internacionais são importantes instrumentos para projeção de influência e poder brando, sobretudo para potências emergentes. No caso da China, o apoio à ONU e às missões de paz pode servir para projetar uma imagem de liderança e benevolência para os demais integrantes do sistema internacional. No sentido contrário, um dos questionamentos à posição chinesa reside no respeito aos direitos humanos, um tema de grande importância no arcabouço da Organização, sendo uma área na qual o país sofre críticas.

Por fim, a China reconhece que o apoio à cooperação internacional é um importante fator estratégico para sua política externa, visto que pode fortalecer o peso dos seus posicionamentos no Conselho de Segurança da ONU. Deve-se ressaltar que o Estado chinês enviou tropas para as missões de paz da Organização pela primeira vez no ano de 2013, representando o rápido crescimento do seu engajamento em tão pouco tempo.

Fonte: CEIRI Newspaper

Anúncios

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s