No Brasil, milhares de venezuelanos votam em plebiscito sobre Constituinte


Postado originalmente – 16/07/17Mulher vota em plebiscito convocado pela oposição contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, neste domingo (16)  (Foto: Juan Barreto / AFP )

Milhares de venezuelanos votaram hoje (16) em cidades brasileiras na consulta popular promovida pela oposição para manifestar rejeição à Assembleia Constituinte proposta pelo governo de Nicolás Maduro. As informações são da Agência EFE.

A maior participação foi em Roraima, onde cerca de 30 mil venezuelanos chegaram nos últimos meses, depois de abandonar seu país por conta da grave crise econômica e da severa escassez de produtos básicos. Conforme dados oficiais, a quantidade de pedido de refúgio apresentado por cidadãos venezuelanos disparou e, nos primeiros seis meses deste ano, chegou a quase 6 mil, frente aos 3.375 registrados ao longo de todo o ano passado.

Em Roraima, as mesas para a consulta foram instaladas principalmente em Boa Vista, onde organizações de assistência têm diversos programas de ajuda aos venezuelanos. Também foram habilitados locais de votação em Brasília, Curitiba, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Belém, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Brasília, o local escolhido para os venezuelanos manifestaram sua opinião à Assembleia Constituinte foi o Parque da Cidade, onde os opositores de Maduro também receberam o apoio de brasileiros. Já no Rio, a votação aconteceu na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O plebiscito da oposição acontece sem a aprovação da Justiça Eleitoral do país e quer saber a opinião dos venezuelanos sobre a Constituição promovida pelo presidente Nicolás Maduro. A consulta foi apoiada por comunidades de venezuelanos no exterior, que para hoje anunciaram mobilizações em quase 80 países.

Este processo acontece paralelamente a uma simulação eleitoral convocada pela CNE como teste para a Constituinte marcada para o dia 30.

Fonte: Agência Brasil

Anúncios

3 respostas em “No Brasil, milhares de venezuelanos votam em plebiscito sobre Constituinte

  1. O Brasil, ao possibilitar o exercício da cidadania dos refugiados venezuelanos garante que eles, apesar de estarem em território estrangeiro, tenham seus direitos garantidos e respeitados. Acredito que tal ato permissivo por parte do país, sinalize que, apesar do difícil cenário em que se encontra a Venezuela, todo indivíduo é digno de respeito.

  2. A situação venezuelana é grave e necessita que a comunidade internacional auxilie o país a lutar contra atos de censura e ilegalidade cometidos pelo governo de Maduro. Através desse ato, o Brasil contribui para o retorno da democracia no território venezuelano, apesar da resistência do parlamento venezuelano em aceitar a legitimidade da votação.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s