Na Colômbia, missão da ONU coleta as últimas armas das FARC


27-6-17Colombia

Observadores da Missão das Nações Unidas na Colômbia registrando armas das FARC-EP. Foto: Missão da ONU na Colômbia

28/06/17

O esforço de paz na Colômbia alcançou nessa semana um marco, com quase todo o número restante de armas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP) entregues às Nações Unidas para registro e armazenamento.

A missão política da ONU no país confirmou nessa terça-feira (27) que “em 20 de junho foi iniciada a terceira fase da deposição de armas individuais dos combatentes das FARC-EP”.

A missão já armazenou 7.132 armas, o correspondente ao total de armas registradas nas FARC. As únicas exclusões da lista são as armas usadas para fornecer segurança nos 26 campos do ex-grupo guerrilheiro até 1o de agosto de 2017.

“Até o momento, a missão verificou 77 esconderijos armados a partir dos quais as armas foram extraídas. Munições, explosivos e armamentos instáveis foram destruídos”, afirmou a missão política da ONU em nota.

A desmobilização está em conformidade com o cronograma acordado entre o governo e as FARC-EP no dia 29 de maio, parte do acordo histórico que encerrou o conflito de meio século na Colômbia.

O processo de deposição de armas – um dos principais componentes do acordo de paz – inclui cinco etapas distintas: registro e identificação de armas; monitoramento e verificação da detenção de armas; recepção e armazenamento de armas; neutralização de armas, para garantir que nunca mais sejam usadas como armas de fogo; e extração de armas dos campos.

Acompanhe as ações da missão da ONU na Colômbia em colombia.unmissions.org.

Fonte: ONU BR 

Anúncios

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s