Donald Trump cancela acordo de aproximação com Cuba


Donald Trump Addresses GOP Lincoln Day Event In Michigan

16/06/17

O presidente americano também anunciou que irá reforçar o embargo econômico contra Cuba, além de restringir viagens individuais de americanos para a ilha.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (16) o cancelamento do acordo de reaproximação com Cuba assinado pelo governo de Barack Obama em 2015.

“Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração [Obama] assinado com Cuba”, afirmou Trump em um comício realizado em Little Havana, na cidade de Miami.

O presidente americano também anunciou que irá reforçar o embargo econômico contra Cuba, além de restringir viagens individuais de americanos para a ilha.

As empresas americanas também estão proibidas de negociar com as cubanas, de acordo com a decisão de Trump. Para ele, o regime de Raúl Castro em Cuba tem uma “natureza brutal”.

Apesar de ser uma mudança significativa na estratégica de descongelamento das relações entre Cuba e EUA promovida pelo ex-presidente Barack Obama, a Casa Branca garantiu que Trump não tem a intenção de reverter todos os avanços obtidos nos últimos anos.

Dessa maneira, as relações entre Havana e Washington deverão ser mantidas, assim como os acordos entre companhias aéreas para voos entre os dois países.

Mesmo assim, Trump pretende ser mais agressivo com Cuba, exigindo eleições livres e a libertação de presos políticos como condição para novos acordos na agenda bilateral.

Fonte: HuffPost

Anúncios

Uma resposta em “Donald Trump cancela acordo de aproximação com Cuba

  1. O conflito EUA-Cuba não é nenhuma novidade, no entanto o ex-presidente americano, Barack Obama havia assinado um acordo de reaproximação com Cuba em 2015. A “reconciliação” vinha ocorrendo desde 2014 através de medidas progressivas de reaproximação, que culminaram no acordo assinado em 20 de junho de 2015 consagrado pela reabertura das embaixadas dos países.
    No entanto, o atual presidente dos EUA, Donald Trump, cancelou o acordo com Cuba afirmando que o governo instaurado tem caráter brutal, e que o acordo assinado pela gestão anterior não foi debatido com a população. Trump anunciou reforço no embargo econômico com Cuba, proibindo inclusive que empresas americanas negociem com as cubanas.
    Trump é conhecido por medidas impulsivas, restritivas e conservadoras, e vem assustando o mundo com suas decisões nos primeiros meses como presidente. Nas últimas décadas tornou-se claro que o dialogo e cooperação são o caminho para resolução de conflitos internacionais, e é no mínimo frustrante que o presidente de uma das maiores potências do mundo destrua os caminhos diplomáticos traçados até aqui.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s