Moscou e Cidade do México firmam parceria em saúde pública


31134358

05/06/2017

O governo de Moscou firmou um acordo de cooperação com a Cidade do México no setor de saúde pública, segundo anunciou nesta segunda-feira o chefe do Departamento de Saúde Pública da capital russa, Aleksei Khripun.

Khripun explicou que as negociações entre as autoridades das duas cidades tiveram início em novembro passado, quando uma delegação moscovita foi enviada à capital mexicana para conhecer seu sistema de saúde e gostou muito do programa El Médico en Tu Casa (o médico na sua casa), que possui elementos que podem ser aplicados em Moscou. Segundo ele, os dois sistemas são bastante parecidos e estão baseados no seguro médico obrigatório. 

Em visita de trabalho à Rússia até a próxima quinta-feira, o secretário de Saúde da Cidade do México, José Armando Ahued Ortega, expressou grande satisfação por poder compartilhar a experiência mexicana com os russos, destacando que o programa em questão significou o acesso real e efetivo a serviços de saúde para a população mais vulnerável da capital do México.

“Compartilhar experiências no âmbito da Saúde é altamente positivo para aprender mutuamente”, disse Ortega, citado pelo serviço de imprensa da Embaixada do México na Rússia.

Através do programa El Médico en Tu Casa, grupos de médicos e outros especialistas do setor de saúde percorrem os 16 distritos da Cidade do Médico, indo de casa em casa, a fim de identificar as pessoas que por algum motivo não são capazes de se deslocar até uma unidade de saúde para receber tratamentos necessários.

Fonte: Sputnik

Anúncios

2 respostas em “Moscou e Cidade do México firmam parceria em saúde pública

  1. O acordo firmado evidencia uma situação de cooperação no âmbito da sociedade internacional, embora as situações de conflito acarretam, geralmente, mais repercussão midiática e atenção dos órgãos internacionais e por isso deve-se dar aos acordos de cooperação mútua um certo estímulo e também a devida divulgação de suas ocorrências já que com eles, todos os países e localidades que o fazem são beneficiados. Nesse caso é mais importante ainda o estímulo da cooperação já que os governos envolvidos visam uma melhora na saúde, o que implica em mais desenvolvimento social e melhora de indicadores.

  2. Cooperação internacional é o ato de mútua ajuda entre duas ou mais Estados-Nação para a finalidade de um objetivo comum, que pode ser das mais diversas espécies: políticos, culturais, estratégicos, humanitários, econômicos.
    Nesse caso a parceria foi firmada em prol do progresso na área da saúde, após conhecer e se interessar pelo programa de saúde “El medico en tu casa” o chefe do departamento de saúde de Moscou, Aleksei Khiripun estabeleceu um acordo de com a Cidade do México, visto que ambos sistemas são similares e se baseiam no seguro médico obrigatório.
    Essa abordagem tem como principal propósito levar saúde pública a população marginalizada que até então não possuia acesso a este serviço, e tem se mostrado bastante eficaz na Cidade do México, ao ver a evolução e os propósitos similares a secretária de saúde de Moscou adotou essa parceria internacional.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s