Em evento global, FAO incentiva empoderamento das mulheres rurais; vídeo


Publicado originalmente em 22/12/2016

A FAO, agência da ONU na área de agricultura e alimentação, realizou um evento em dezembro (16) sobre o empoderamento das mulheres. O encontro, realizado na sede da agência, em Roma, focou na igualdade de gênero e no papel das mulheres rurais na luta contra a fome e a desnutrição.

O evento contou com a participação da princesa Vitória, da Suécia, que pediu acesso igualitário aos recursos agrícolas.

 

Fonte: ONU BR

Anúncios

Uma resposta em “Em evento global, FAO incentiva empoderamento das mulheres rurais; vídeo

  1. A igualdade de gênero trata-se de um tema em constante debate devido à necessidade de superação de práticas machistas e discriminatórias. Atenta a isso a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) realizou um evento em dezembro de 2016, como forma de fomentar o empoderamento das mulheres rurais.
    As mulheres representam cerca de um quarto da população mundial, e segundo dados do IBGE, no Brasil, são responsáveis pela renda de 42,4% das famílias no campo, o que supera sua participação em áreas urbanas, de 40,7%.
    Em todo o território nacional, em plantações, comunidades quilombolas e indígenas, as mulheres têm papel de coordenação no processo produtivo. Porém, no tocante à produção agrícola, ficam em desvantagem em relação aos homens devido à falta de informações e produtos agrícolas.
    Como forma de reverter tal quadro, a atuação da FAO perpassa por projetos na América Latina e no Caribe e, especificamente no Brasil, a campanha foi desenvolvida pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), representando conquistas femininas e fomentando a capacitação dessas mulheres rurais.
    Desse modo, fazem-se necessárias políticas sociais dos Estados e Organizações Internacionais, dentre elas: oficinas, encontros de capacitação e empreendedorismo feminino. Pois, a mobilização da sociedade permite o desenvolvimento econômico, politico e social da mulher, e por meios igualitários, reconhece seu papel na sociedade.

    Referências Bibliográficas: Agência Brasil, Planalto e Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

    Regiane Braz Ribeiro

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s