Dia da Solidariedade: problemas globais exigem soluções coletivas


Publicado originalmente em 20/12/ 2016

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é comemorado em 20 de dezembro. A data destaca a importância de agir a favor das pessoas mais vulneráveis da sociedade para construir um mundo melhor para todos. No mundo inteiro, exemplos de solidariedade são multiplicados. Mais do que nunca, precisamos de uma parceria global para a construção de uma prosperidade partilhada.

 

Fonte: ONU BR

 

Anúncios

2 respostas em “Dia da Solidariedade: problemas globais exigem soluções coletivas

  1. A solidariedade humana possui uma data para ser comemorada. Como um símbolo esse dia funciona nos fazendo lembrar que as relações interpessoais e internacionais possuem um foco muito maior do que simplesmente controle ou implementação de ordem.
    O mundo não existe para servir as ambições, a sede pelo poder ou riquezas, muito menos para um acúmulo de territórios ricos em recursos.
    De maneira geral e sucinta a melhor resposta para uma indagação do porque e para que lutamos para sobreviver seria a de que “As pessoas” são o mais importante. A sobrevivência é e sempre será oque mais importa no fim de todas as discussões.
    Viver para discutir o amanhã é prioridade sobre uma vitória hoje.
    O Dia Internacional da Solidariedade Humana é comemorado em 20 de dezembro. Essa data possui a importância de nos lembrar que agir a favor das pessoas mais vulneráveis da sociedade é essencial para não só construir um mundo melhor, mas para mantê-lo para todos.

  2. Ao contrário do que é disseminado mundo afora, nem sempre os indivíduos e/ou as nações seguem apenas os próprios interesses. Na teoria das relações internacionais, existe o conceito de “realpolitik”, que nada mais é do que: “Uma visão cínica que não admite o altruísmo nem a justiça, proclamando que não há moral em matérias de relações internacionais, dado que cada Estado apenas prossegue os seus interesses.”
    Essa visão não cabe mais no mundo de hoje, já que no século XXI a humanidade já percebeu que somos seres interdependentes e precisamos uns dos outros para prosperar ainda mais. Isso pode ser percebido tanto em relação eo ecossistema e à proteção da diversidade, como também no auxilio e cuidado para com os individuos que vivem em situações de precariedade e tragédias. A solidariedade, tanto individual quanto das nações, é o caminho para um mundo mais sustentável e resiliente.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s