Jornal mexicano critica Macri por suspender RT na Argentina


Publicado originalmente em: 12/06/2016

rt

O jornal mexicano La Jornada criticou em um editorial o presidente da Argentina, Mauricio Macri, pela decisão de suspender o canal RT da grade de canais abertos no país.

“Por que não declaram Macri um inimigo da liberdade de expressão, como estão fazendo com (Nicolás) Maduro?”, pergunta o diário em um editorial diário chamado Rayuela, atribuído à direção do jornal.

O diário publicou, além disso, uma reportagem de sua correspondente em Buenos Aires, Stella Calloni, no qual explica como o governo argentino decidiu suspender as transmissões do canal RT.

O artigo indica que grupos de jornalistas advertiram que a decisão do governo Macri “ é parte de uma nova escalada de censura e vai contra a liberdade de expressão e os milhões de argentinos que tinham acesso a uma informação internacional de primeira linha, como aconteceu também com a rede de TV Telesur”, uma iniciativa regional idealizada pelo ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.

Os planos da estatal Rádio e Televisão Argentina (RTA) são de excluir o canal internacional das transmissões em TV aberta a partir de agosto. A RT continuará disponível no país apenas em canais de TV a cabo.

A RT entrou na rede estatal da Argentina em outubro de 2014 por meio de um convênio assinado pelo presidente russo, Vladimir Putin, e a então presidente argentina,Cristina Kirchner.

A rede de TV RT é composta por três canais de notícias que transmitem 24 horas por dia desde Moscou para mais de 100 países em espanhol, inglês e árabe;  o canal RT America, que transmite desde seus estúdios próprios em Washington; um canal de documentários; e a agência global de vídeos RUPTLY, que oferece material exclusivo a redes de todo o mundo.

Fonte: Sputnik
Anúncios
Esse post foi publicado em Américas, Relações Internacionais e marcado , , , , por Ian M. M. Duarte. Guardar link permanente.

Sobre Ian M. M. Duarte

Amante — permita-me o pleonasmo! — apaixonado de Fantasia. Explorador ocasional de Sci-Fi e Terror. Jogador ardoroso de videogames e cardgames, os quais tiveram suas jogatinas suspensas — temporariamente — por falta de tempo. Grande apreciador de RPG, apesar de nunca ter tido a oportunidade de me aventurar (algum dia irei, no entanto!). Bem, chega de falar de mim. Traguemos, por derradeiro, a palavra de um de meus autores favoritos, George R. R. Martin; um ensinamento que carrego para a vida: "Um leitor vive mil vidas antes de morrer; o homem que nunca lê, apenas uma." Lembre-se disso. Sempre.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s