Eleições no Peru: dois projetos neoliberais em disputa


Publicado em: 30/05/2016

pedro_pablo_e_keiko_fujimori95428

 

Cientistas políticos afirmam, porém, que apesar de se tratar de dois projetos neoliberais, o ambiente é de muito confronto entre os candidatos. Enquanto Keiko carrega a imagem do pai, o ditador que cometeu graves crimes de lesa humanidade enquanto esteve no poder; Kuczynski é considerado o “presidente débil”, representante dos grandes grupos econômicos.

Esta é a segunda vez que Keiko se candidata pela aliança Força Popular. A imagem do pai, porém, afeta a candidatura porque há um certo movimento “anti-fujimorista”. Alberto Fujimori governou o país de 1990 a 2000, neste período dissolveu o Congresso, violou direitos humanos e desviou recursos públicos. Depois de deixar o cargo buscou exílio no Japão e atualmente cumpre pena em regime fechado no Peru.

Apesar de ter sido oficialmente condenado pela Justiça, Fujimori conta com respaldo popular de uma parcela da classe média peruana. Segundo especialistas, se Keiko vencer as eleições, a Força Popular terá dois membros da família Fujimori no governo, ela no poder Executivo, e o irmão Kenji no Congresso.

Aliado aos grupos econômicos estrangeiros, o candidato Pedro Pablo Kuczysnki usa a figura do ditador para atacar a candidatura de Keiko e acusa sua concorrente de “receber conselhos do pai”.

Esta também é a segunda vez que Pedro Pablo busca a presidência da República do Peru, em 2011 ele já havia sido candidato pela Aliança pela Grande Mudança.

O neoliberal fugiu do país em 1968, durante o governo revolucionário de Juan Velasco Alvarado porque foi acusado de vender dólares à empresa estrangeira International Petetroleoum Company enquanto ocupava um alto carago no Banco Central de Reserva do Peru.

Segundo a imprensa local, o candidato representa os interesses dos Estados Unidos e um eventual governo dele dará continuidade ao modelo de exploração de recursos naturais para beneficiar transnacionais.

Fonte: Portal Vermelho

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s