Desafios do Governo Temer


Publicado originalmente em: 23/05/2016

Discutiram entre outros assuntos, as medidas anunciadas pela nova equipe econômica, as mudanças na configuração do ministério, a proposta de política externa, a articulação com o Congresso e as perspectivas para as ações sociais e também das pastas de Educação e Saúde.

Roda Viva

4 respostas em “Desafios do Governo Temer

  1. Ao assumir a Presidência do Brasil, Michel Temer (PMDB-SP) leva, “de brinde”, o desafio de recuperar a economia do país. Retomar o crescimento, gerar empregos, controlar a inflação, organizar as contas públicas e recuperar a confiança dos mercados internacionais são algumas das tarefas por fazer.

    Antes mesmo de tomar posse, Temer deu sinais de como pretende conduzir a economia em relação a juros, aposentadoria, gastos públicos e Bolsa Família, entre outros pontos.

    O novo governo defende a reforma da Previdência. Uma das propostas é ter uma idade mínima obrigatória para se aposentar: 65 anos para homens e 60 para mulheres. Hoje, a aposentadoria por idade é uma opção, mas existem outras que levam em consideração o tempo de contribuição ao INSS, independentemente da idade.

    Promete manter e aprimorar o Bolsa Família e diz que a prioridade devem ser os 5% mais pobres, que representam 10 milhões de pessoas. O grupo que fica entre os 5% e os 40% mais pobres, segundo a proposta, está “perfeitamente conectado à economia” e, uma vez “retomada a trajetória de crescimento, esta parcela da população seguirá junto”. Por causa desse trecho, Dilma Rousseff chegou a afirmar que o PMDB retiraria 36 milhões de pessoas do Bolsa Família, mantendo apenas 10 milhões.

    Uma das prioridades do governo Temer deve ser aprovar no Congresso uma medida para limitar os gastos públicos. Com isso, todas as despesas seriam reduzidas proporcionalmente –até mesmo gastos com saúde e educação, que são fixados pela Constituição. Na prática, significa que os gastos nessas áreas poderão ser reduzidos sem a necessidade de mudar a lei.

    Criticado por abandonar a proposta de reduzir o número de ministérios para abrigar aliados, Temer voltou atrás e sinalizou que irá retomar o plano de promover cortes. O número de pastas deve cair das atuais 32 para 22, segundo a “Folha”. Entre as principais mudanças está a transferência da Previdência, hoje fundida com o Ministério do Trabalho, para a Fazenda, que deve ser comandada pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles.

    Temer deve criar um grupo técnico para acelerar as privatizações de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias que já estão previstas. O documento “Ponte para o Futuro” defende a criação de uma nova lei de licitações e maior atuação do setor privado em áreas como transporte, saneamento e habitação.

  2. O governo do atual Presidente da República, Michel Temer (PMDB), tem um grande desafio a enfrentar, pois devido ao caos político-econômico instaurado no país ele deverá tomar medidas importantes e, para isso, ele criou o programa “Ponte para o futuro”. Ao assumir a presidência, Temer deverá recuperar a confiança dos investidores e estabilizar uma economia tomada pela recessão. O novo governo precisa mostrar que o Brasil voltará a ser capaz de gastar menos do que arrecada e de reduzir a dívida pública, além de evitar agitação social enquanto promove um ajuste fiscal impopular, mas necessário. Para isso, deverá construir uma nova coalizão no Congresso Nacional já que é uma tarefa fundamental para que Temer consiga, de fato, governar. Por fim, conclui-se que Temer, ao assumir a Presidência do Brasil, leva, “de brinde”, o desafio de recuperar a economia do país, retomar o crescimento, gerar empregos, controlar a inflação, organizar as contas públicas e recuperar a confiança dos mercados internacionais.

  3. Entre tantos desafios que deverá passar o atual Presidente do Brasil, em exercício, Michel Temer, o principal, indiscutivelmente será o chamado “Ajuste Fiscal”, ou seja, retomar o controle sobre o que o governo gasta e arrecada. Motivo este, que figurou como principal motivador para o prosseguimento do processo de impeachment contra Dilma Rousseff.
    Por meio desse ajuste será buscada a conciliação entre o enfrentamento ao rombo fiscal com a manutenção de apoio político, o que em tese, recuperaria a confiança de investidores.
    Mais tormentosa ainda a implementação de políticas econômicas, devido à falta de apoio popular. Temer chegou à Presidência por meio de um procedimento ainda bastante questionado, tanto sobre sua legalidade, quanto viabilidade, portanto espera-se que a oposição não dará trégua ao atual Presidente, seja por meio de manifestações, investigações ou processos judiciais.

    Daniel Oliveira de Almeida

  4. Após o afastamento da presidente Dilma Roussef, o vice-presidente Michel Temer assumiu o governo. Ficam bastante claros no vídeo os desafios que ele terá que enfrentar, principalmente porque está assumindo o poder numa situação econômica e politicamente mais complexas já vividas pelo país. Tentando estabilizar a economia, Temer começou a reunir um time confiável de conselheiros, criando o programa “Ponte para o futuro”, manifestando otimismo sobre o possível desempenho da economia em seu governo. Temer, para enfrentar com sucesso esta narrativa, terá que se empenhar em três grandes batalhas. A primeira é a arena da economia: equilibrar as finanças públicas, atrair novos investimentos, retomar o dinamismo econômico e reduzir o emprego. A segunda é a recuperação da credibilidade política, e a terceira arena: ganhar a opinião pública a seu favor com gestos e medidas que respondam efetivamente aos anseios manifestos pela sociedade desde 2013. Apesar de serem muitas as mudanças, se quiser não apenas ganhar as três batalhas imediatas, mas entrar na história, Temer terá que iniciar as reformas que o País necessita, e sobre as quais se fala muito e pouco se faz. Neste momento, o que a sociedade mais precisa é sinais de que temos a possibilidade de ter um futuro distinto da decadência que nos ameaça. É o que a juventude mais anseia, e a sociedade mais espera de um novo governo.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s