Situação na Síria é ‘repugnante’


50ed4d92b8a8e

Com centenas de milhares de civis mortos, milhões de deslocados e famílias dilaceradas, o chefe de ajuda humanitária da ONU descreveu a situação na Síria como “repugnante”, e disse que a comunidade global deveria estar envergonhada com o fato de isso estar acontecendo “debaixo de seus olhos”.

“Não é preciso que eu diga a cada membro do Conselho de Segurança que o impacto de cinco longos anos de conflito na Síria desafia o entendimento, quiçá a descrição”, disse Stephen O’Brien, ao corpo de 15 membros durante sessão mensal para atualização sobre as questões humanitárias.

O’Brien disse que para muitos sírios, a vida está miserável. “Deliberadamente privados de comida e remédios, muitos enfrentam condições desoladoras de fome e miséria. Precisamos nos envergonhar de que isso esteja acontecendo debaixo dos nossos olhos”, lamentou.

Apesar do enorme desafio, as equipes humanitárias da ONU continuaram a entregar ajuda a milhões de pessoas pelo país.De acordo com o chefe da ajuda humanitária, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) atingiu 3,7 milhões de pessoas em março. Já o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) realizaram uma campanha contra a poliomielite em março e atingiram mais de 2,1 milhões de crianças. Nesta semana, o UNICEF, a OMS e parceiros iniciaram outra campanha e imunização para atingir 2 milhões de crianças em áreas sitiadas ou de difícil acesso.

Fonte: ONU Brasil.

Uma resposta em “Situação na Síria é ‘repugnante’

  1. A guerra da Síria é um conflito que tem acontecido a bastante tempo. Logo após a primavera árabe (protestos que ocorrem por
    causa da falta de empregos e oportunidades paras as gerações futuras, além de repressões políticas, onde Bashar al-Assad tem comandado o país por cerca de 40 anos) que ocorreu em 2011, esses conflitos começaram e perduram até hoje.
    O número de mortos todos esse anos é algo incontável. Outro grande problema é o fato de grande parte da população estar sem moradia, muitas tem vivido em acampamentos, que na verdade não tem a capacidade de suportar o grande número de famílias, onde a falta saneamento básico, higiene traz como consequências as doenças, muitas pessoas ficam doentes por estar vivendo nessas condições. Além do fato dos cidadãos que almejam uma vida melhor, sairem dos locais de conflitos e procurarem abrigo em outros países. Infelizmente muitas desses indivíduos acabam falecendo no meio do caminho, por terem que passar por locais perigos e de maneiras perigosas. Uma imagem que fixou se na cabeça de muitos, foi a imagem do garotinho morto à beira da praia, isso gerou grande comoção ao mundo. Quer dizer que para eles somente há duas escolhas: ou morrer nos conflitos, ou arriscar a vida para ir pra um local melhor.
    Muitos órgãos tem mandando ajuda aos refugiados e aqueles que se encontram nos acampamentos, como tentativa de uma amenizar o sofrimento e trazer mais dignidade a todas essas pessoas.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s