Brazil: A Door Opens for Syrian Refugees


Published on Mar 30, 2016

A humanitarian visa programme offered by Brazil to Syrian refugees has helped resettle more than 2000 people. In a matter of a 18 months Talal and his family have managed to start over and open a restaurant.

United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR)

Anúncios

Uma resposta em “Brazil: A Door Opens for Syrian Refugees

  1. A questão dos refugiados é um problema que a comunidade internacional precisa enfrentar urgentemente com seriedade e responsabilidade. Atualmente, há aproximadamente cerca de 22 milhões de refugiados em todo mundo. Essas pessoas são seres humanos que deixaram para trás tudo que conheciam fugindo de guerras, violência, terrorismo, catástrofes ambientais ou pelas mudanças climáticas.

    O Brasil, no caso mostrado no vídeo, oferece um exemplo de que os países em desenvolvimento podem oferecer um local seguro e que permita o livre desenvolvimentos dos refugiados. Essa é uma questão humanitária que deve ser compartilhada por toda humanidade, causadora da maioria dos problemas que forçam a fuga dessas pessoas.

    O Papa Francisco em sua mensagem para o 51º Dia Mundial pela Paz exorta a comunidade internacional sobre pistas que podem ajudar os países a tratar com humanidade o sério problema dos refugiados: “oferecer a requerentes de asilo, refugiados, migrantes e vítimas de tráfico humano uma possibilidade de encontrar aquela paz que andam à procura, exige uma estratégia que combine quatro ações: acolher, proteger, promover e integrar”.

    Essa é, de fato, a estratégia que precisa nortear os países no trato com as pessoas refugiadas. Não basta somente acolher, receber essas pessoas, é preciso dar proteção, promover seu pleno desenvolvimento e integrá-las na sociedade nacional. Tudo isso parece ter acontecido com a família síria abrigada pelo Brasil no vídeo acima.

    É preciso que todos os países colaborem e evitem seguir o lamentável caminho dos Estados Unidos de Trump que retiraram o apoio a Declaração de Nova Iorque de 19 de setembro de 2016. Este pacto internacional pode ser o enfrentamento da questão dos refugiados pela comunidade internacional.

    Curtir

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s