Mujica abre Marcha pela Democracia em Minas Gerais: “Sou brasileiro de coração.”


Publicado originalmente em: 21/04/2016

muj

O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica recebeu nesta quinta-feira (21) o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência. Durante a cerimônia, em Minas Gerais, ele condenou a negação da política e defendeu a democracia, posicionando-se contra “o golpe em curso no Brasil.”

“Necessitamos da política, o homem é um animal político. A função da política é impor limite às dores e às injustiças. É lutar por um mundo melhor, buscando conciliar permanentemente as diferenças. Não é função da política esmagar as diferenças. O pior resultado para as novas gerações diante do conflito que está vivendo o Brasil é que se termine com a conclusão de que a política não serve para nada. Há que se salvar a política, isto é um problema do Brasil”, afirmou o carismático ex-presidente uruguaio.

O Grande Colar, maior condecoração de Minas Gerais, concedido a personalidades que prestaram serviços relevantes ao Estado, ao Brasil ou à humanidade, foi entregue a Mujica pelo governador Fernando Pimentel (PT), em cerimônia realizada na Praça Tiradentes da cidade histórica de Ouro Preto.

“Me sinto muito uruguaio, sou brasileiro de coração, minha pátria é a América Latina”, disse o homenageado.

Pepe também participou de um ato que marcou o início da Marcha pela Democracia em Minas Gerais, que sairá de Ouro Preto nesta quarta-feira e deverá chegar a Belo Horizonte em 26 de abril.“A vida me ensinou uma coisa: os únicos derrotados são os que desistiram de lutar. Não há um prêmio no final do caminho. O prêmio é o próprio caminho. Nossa luta é muito velha”, discursou o ex-presidente.

“Pior do que as derrotas é o desencanto. Viver é construir esperança, esperança em um mundo melhor. O que seria da vida sem utopias e sonhos?”

A Frente Brasil Popular organiza o evento, afirmando que “a resistência ao golpe se dará nas ruas”. Segundo os organizadores, haverá alojamento para os participantes e o MST ficará responsável pela alimentação de todos.

Amanhã, os manifestantes partem para Mariana, cenário recente do maior desastre ambiental do país. Confira abaixo a programação completa da marcha:

Quinta-feira — 21/04 — 9h — Concentração. 10h — Entrega da medalha da Inconfidência a Pepe Mujica, orador oficial da cerimônia.

Sexta-feira — 22/04 — Saída para Mariana e Ato Político

Sábado — 23/04 — Saída para Morro da Água Quente

Domingo — 24/04 — Saída para Catas Altas

Segunda — 25/04 — Saída para Sabará

Terça — 26/04 — Chegada na Praça da Liberdade, Ato Político-Cultural na Praça da Liberdade

Fonte: Sputnik Brasil

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s