Resistência da UE a um acordo com Mercosul é questão interna, diz ministro


Publicado originalmente em: 14/04/2016

UE-y-Mercosur1 - Cópia

Mariana Branco – Repórter da Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse hoje (14) que divergências de opinião entre países da União Europeia sobre um acordo comercial com o Mercosul devem ser resolvidas internamente. O ministro deu a declaração ao comentar matéria veiculada pelo jornal O Estado de S. Paulo, segundo a qual 13 dos 28 governos do bloco estão mobilizados para vetar o acordo econômico com os países latino-americanos.

“Há, claramente, um mandato que a Cecília Malmström [comissária de Comércio da UE] recebeu [para negociar com o Mercosul]. Eventuais contradições dentro do próprio bloco, eles é que terão que resolver. O fato é que oficialmente já se fixou a data para o início da troca de ofertas“, afirmou Monteiro, após coletiva para anunciar novas condições de crédito em linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Os blocos econômicos acertaram realizar a troca daqui um mês, em 14 de maio.

Monteiro mostrou-se ciente de que a Europa tem uma postura defensiva. “É sabido que a União Europeia tem, no setor agrícola, posição mais defensiva. Mas o êxito das negociações vai resultar de uma posição mais equilibrada. O Brasil oferece desgravação [desoneração] na área industrial e [queremos] que a UE nos ofereça também perspectiva de acesso ampliado ao mercado europeu naquilo que temos de mais competitivo [os produtos agrícolas], possivelmente em cotas de exportação”, declarou.

Para o ministro, a troca de ofertas com a União Europeia será um marco importante. “Vai marcar um momento em que o Mercosul retoma posição para que possa se inserir em uma rede de mercados internacionais. Com essa emergência de acordos comerciais em várias direções, o Mercosul precisava dar um passo”, disse.

O ministro disse ainda que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) analisará com atenção pedido enviado ontem (13) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, para desoneração da importação do milho. “Estamos atentos a isso, a ministra nos encaminhou nota técnica. A preocupação é garantir o abastecimento [de milho] pois, nesse momento, há um quadro de escassez que vem pressionando os preços. O Brasil precisa aumentar a exportação“, afirmou.

Fonte: EBC – Agência Brasil

Uma resposta em “Resistência da UE a um acordo com Mercosul é questão interna, diz ministro

  1. A questão apresentada diz respeito principalmente as relações que os países mantem entre si. Tanto o MERCOSUL quanto a UNIÃO EUROPEIA são não somete blocos economicos. eles também se referem as relações que os países mantem. apesar de parecer que são relações apenas economicas, os blocos economicos também se referem às afeições políticas que esses países possuem entre si. O liberalismo e o realismo foi o primeiro grande Debate apresentado nos estudos das relações internacionais. enquanto o liberalismo afirma que os Estados se relacionam por já existir leis intrínsecas dentro das relações internacionais. Já o Realismo diz que os países se relacionam, entretanto,tendo os seres humanos, no auge de seu egoísmo, apenas para aumentar e garantir seu poder e soberania. O realismo explica principalmente os conflitos que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, onde a busca por interesses próprios acabam levando facilmente a grandes conflitos. O liberalismo afirma que esses conflitos são em momentos de exceção, entretanto, o realismo foi a teoria vencedora desse período. O neoliberalismo é a teoria que melhor explica as relações dos blocos econômicos, explicando também o porquê da resistência da União Européia em se relacionar com o MERCOSUL.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s