Emma Watson e a coleta de soluções para a igualdade de gênero do mundo


Publicado originalmente em: 29/03/2016

A Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, explica sobre a igualdade de gênero no mundo, ao apresentar o novo site do movimento He for She, que tem o objetivo de ser a maior plataforma de coleta de soluções para a igualdade de gênero do mundo.

Fala também sobre o ‘Mapa do Impacto’, ferramenta disponível no site, que permite identificar os maiores problemas a serem enfrentados em cada país.

Fonte: ONU Mulheres Brasil

3 respostas em “Emma Watson e a coleta de soluções para a igualdade de gênero do mundo

  1. igualdade de gênero é também chamada de igualdade entre os sexos, ou também, de igualdade sexual. Este tema soa muito polêmico pela maneira em que a sociedade foi formada, por isso é preciso uma atenção tendo em vista que muitas pessoas não enxergam a igualdade de gênero como algo que se torna possível se cada um começar a aceitar que a igualdade só quer retirar a “dominação” que existe entre uns humanos sobre os outros. A desigualdade de gênero é um fator determinante , por exemplo, na esfera do trabalho e, principalmente em ambiente doméstico, no que diz respeito à violência. O Brasil é uma país em que a desigualdade de gênero consegue gerar danos a dignidade da pessoa humana de uma maneira violenta e covarde. O que Emma diz no vídeo é de extrema importância em todo cenário mundial.

  2. Nossa sociedade vem evoluindo neste quesito de igualdade de gêneros, no passado as mulheres somente tinham a função de cuidar da casa e dos filhos, enquanto os homens eram os responsáveis em trazer alimentos, eram os responsáveis pelo sustento do lar. Isso vem refletindo ainda em nossa sociedade, e apesar de parecer que isto não existe mais, vários países como a Índia isso é muito comum, mulheres não tem valor algum, mulheres quando grávidas, preferem matar suas filhas do que tê las para que estas não sofram como elas, isto é um fato realmente triste e algo que temos que lutar contra.
    O fato de uma mulher como Emma Watson estar à frente de um projeto como esse é algo que trás grande vantagens, pois é uma figura muito empoderadora, que apresenta He for She como sendo não algo somente para mulheres, mas sim para homens, ela realmente retrata a realidade que todos queremos no mundo, que é a igualdade entre ambos os sexos.
    Mas há várias situações em que essa igualdade não seria possível sem a utilização do princípio da isonomia, pode ser meio paradoxal desigualar para igualar, mas isso é necessário em muitas situações, no Brasil podemos ter como exemplo a lei Maria da Penha, que trás maior proteção para mulheres que sofrem violência doméstica, foi um passo muito importante de nossa legislador, que consequentemente tem diminuído os casos de alguma forma.
    O mais importante é apoiarmos campanhas como essas, pois todos nós somos capazes, não importando o sexo, a raça ou a cor, podemos dessa forma fazer um mundo melhor.

  3. É possível observar que as inúmeras lutas femininas para a conquista da igualdade social política e econômica dos gêneros no Brasil. Entretanto, ainda há diferenças entre homens e mulheres na atual sociedade e no mundo. Portanto é preciso diminuir as disparidades, como as salarias, tornando um país com igualdade de gênero. Neste contexto, as lutas e manifestações por um longo período de tempo fizeram com que o presidente Getúlio Vargas assegurasse pela primeira vez na história brasileira, o vota das mulheres. Soma-se ainda na eleição de 2010, Dilma Rousseff a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da república. Estes grandes avanços no brasil para a luta feminista. No entanto, ainda há divergências sociais e econômicas principalmente aquelas relacionada aos salários da mulheres que em alguns casos são vistas como inferiores aos homens . Além de preconceituoso esse pensamento é machista e deve ser combatido pelos órgãos internacionais e pelos estados.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s