Relatos da Segunda Guerra: um ucraniano na FEB


Publicado originalmente em: 25/07/2014

Neste documentário, apresentamos o principal tradutor do russo para o português: o ucraniano de nascimento e escritor Boris Schnaiderman (97 anos). Ele nos conta como emigrou para o Brasil logo após a Revolução Russa e das contradições de um soviético se alistar como voluntário na FEB (Força Expedicionária Brasileira). Nos anos sessenta escreveu um romance autobiográfico sobre sua participação na Segunda Guerra: A Guerra na Surdina.

Fonte: Canal Futura

Uma resposta em “Relatos da Segunda Guerra: um ucraniano na FEB

  1. A Segunda Guerra Mundial é um dos principais marcos da história da humanidade, período no qual os grandes Estados do cenário mundial se opuseram em um conflito armado que ficou marcado por sua tamanha violência, seja pelos genocídios horrendos ou pelas armas de destruição em massa jamais vistas antes. Dentre os vários motivos que podem ser apontados para a eclosão da guerra, dentre eles o desrespeito de direitos básicos como a liberdade e o crime de ódio, pode-se apontar a invasão de Estado ao território de outro e a desconstituição do poder, ofendendo-se assim a sua soberania. Como foi a invasão da Polônia pelas tropas Alemãs o que muitos estudiosos consideram o estopim da guerra. Não houve qualquer respeito quanto os costumes do Direito Internacional, à política de paz e aos acordos estabelecidos entre as nações pós a Primeira Guerra,Tratado de Versalhes.
    A notícia acima conta pelos olhos de um Ucraniano voluntário pela FEB, a participação do Brasil na guerra, no que se trata da atuação militar. Particularmente, no caso Boris Schnaiderman atuava como tradutor do russo para o português, entre os relatos ele conta a difícil imigração para o país pós “Revolução Russa” e o convívio de um estrangeiro soviético nas forças armadas Brasileiras.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s