Cidades devem considerar ‘nova agenda urbana’


Nova Agenda Urbana deve ser considerada em tomada de decisões nas cidades, segundo consultora da ONU-Habitat. Foto: ONU

Publicado Originalmente: 18/03/2016

Prevista para ser lançada na Habitat III – Conferência das Nações Unidas para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano Sustentável, em Quito, entre 17 e 20 de outubro -, a nova agenda urbana envolve propostas de novas regulações para projetos urbanos e novos mecanismos de financiamento municipal.

Entre as questões que serão repensadas estão incluir a urbanização em todos os níveis de decisão, com políticas mais adequadas que pensem o processo além do espaço físico; integrar a igualdade na agenda de desenvolvimento; fomentar o planejamento urbano nacional; entre outros pontos.

“Como agência especializada no desenvolvimento urbano sustentável, a ONU-HABITAT continuará seu trabalho de investigação e desenvolvimento de capacidades, como também apoiará tecnicamente os diferentes níveis do setor público, facilitando assim um trabalho intersetorial e multitemático”, declarou a consultora da ONU-Habitat.”

Organizado pela Habitat para a Humanidade, o evento reuniu cerca de 60 participantes de diversos setores da sociedade civil.

Segundo a especialista, América Latina e Caribe têm muitas experiências a trocar sobre o tema, já que a região é considerada laboratório urbano para outras áreas do planeta.

Na opinião de Guimarães, “é importante para a ONU-Habitat fomentar o trabalho em rede e empoderar os vários atores da região com diversos temas”. “A identificação de melhores práticas, sua sistematização e posterior transferência, adicionam valor à implementação dessa agenda”, declarou.

“Cidades que tomaram a liderança e encontraram soluções com a participação de vários atores têm muito a ensinar na região em relação a um desenvolvimento mais inclusivo, integrado, conectado e compacto”, concluiu.

FONTE: Envolverde

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s