Governo de Brasília vai capacitar servidores em Cooperação Internacional


COOP

Parceria com o Itamaraty busca desenvolvimento dos servidores do Governo de Brasília
por meio de transferência de conhecimentos

O Governo de Brasília e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), assinaram hoje, 1º de março, Protocolo de Intenções para implementação de programas, projetos e atividades de capacitação em cooperação técnica dos servidores do Executivo Local, a fim de contribuir para apoiar o desenvolvimento das políticas públicas do Distrito Federal.

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal (Seplag), por meio da Escola de Governo do DF (Egov), deverá planejar e implementar ações conjuntamente com a ABC.

As atividades previstas alinham-se às prioridades do Governo do Distrito Federal em matéria de capacitação de servidores para a execução de ações de cooperação técnica internacional, visando melhorar a inserção e projeção internacional de Brasília.

A iniciativa constitui a primeira parceria desta natureza estabelecida entre a ABC e um ente subnacional.

Cooperação técnica

Trata-se de importante instrumento de desenvolvimento para os países e instituições, visto que a transferências de conhecimentos, de experiências bem sucedidas, de tecnologia e de equipamentos, contribui para a capacitação dos recursos humanos e para o fortalecimento das instituições.

Esse tipo de cooperação é sempre implementado com uma preocupação de sustentabilidade, ou seja, que os conhecimentos, experiências e tecnologias compartilhados possam provocar mudanças locais, de caráter duradouro, como a implementação de um projeto ou atividade para as instituições participantes e impactos positivos e relevantes para os segmentos beneficiários.

Fonte: Itamaraty

3 respostas em “Governo de Brasília vai capacitar servidores em Cooperação Internacional

  1. Capacitar os servidores em Cooperação internacional é uma iniciativa importante, haja vista que para haver uma gestão pública eficaz, a administração deve incentivar o funcionário a adquirir conhecimentos e aplica-los no seu trabalho diário, visando a melhoria contínua dos serviços públicos. A capacitação em Cooperação Internacional visa a interação dos países, e como consequencia o desenvolvimento de atividades dos funcionários públicos e suas aplicações no cenário mundial, possibilitando aproximação e a transferência de conhecimentos em tecnologia e outras áreas , isto irá contribuir para a melhora do país na competitividade econômica mundial e fortalecerá o Brasil e suas Instituições Públicas.

  2. O governo de Brasilia e o Ministério das Relações Exteriores tiveram uma iniciativa importante, assinando esse acordo que visa melhorar as relações políticas publicas do Distrito Federal no cenário internacional. No mundo globalizado, ações internacionais são uma tendência cada vez mais forte, o Brasil, que ja esta atrasado nesse processo, precisa se fortificar nas políticas publicas de cooperação internacionais. Capacitar servidores pode ajudar o Brasil nesse processo. No caso, os servidores do Distrito Federal poderão contribuir para avanços significativos locais, com caráter duradouro. A atitude do governo de Brasilia deve ser tida como um bom exemplo para o governo, também, de outros estados.

  3. Considerando a configuração globalizada do mundo atual e a diversidade de meios que facilitam a negociação entre países do globo, o governo do Brasil deve implementar cada vez mais medidas que tornem cada vez mais possíveis esse tipo de relação envolvendo nações estrangeiras, tornando-as mais fluidas e simplificadas.
    A noticia em questão traz a baila uma iniciativa do governo do Distrito Federal de capacitar seus servidores à cooperação técnica internacional, o que certamente alcançará maior projeção perante os países estrangeiros e, assim, desenvolverá, conforme citado, ainda mais o desempenho do país no cenário globalizado atual.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s