Angelina Jolie exigiu respostas do Conselho de Segurança da ONU para a crise dos refugiados


Publicado originalmente em: 25/04/2015

Em 2015, a atriz, diretora e Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – Angelina Jolie – participou de uma reunião no Conselho de Segurança da ONU que aconteceu na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. A Enviada Especial foi convidada a se pronunciar a respeito do conflito na Síria e sobre a situação dos refugiados no Oriente Médio.

Fonte: United Nations (vídeo com legendas em Português, clique aqui)

6 respostas em “Angelina Jolie exigiu respostas do Conselho de Segurança da ONU para a crise dos refugiados

  1. No vídeo, Angelina Jolie pede para que a ONU tome uma postura mais efetiva em relação aos refugiados sírios, uma vez que vários direitos humanos e garantias individuais estão sendo violados. Os fatos descritos por ela são, de fato, perturbadores: meninas servindo de escravas sexuais, famílias destruídas, milhares passando fome, enfim, uma completa anarquia, na qual o mais forte subjuga os mais fracos de maneira cruel.
    Hobbes descreveria tal cenário como sendo um estado da natureza, no qual, por não haver um Estado presente, o caos impera. Nessa situação, apesar dos homens possuírem liberdade para fazerem o que quiserem sem nenhuma restrição, eles vivem sempre angustiados pois, a qualquer momento, algo que antes estava no poder de um indivíduo pode ser tomado deste. Para Hobbes, os conflitos decorrem da essência má do homem, o qual tende sempre a sentir inveja dos semelhantes e a competir por poder. O caos só acabaria, para o teórico, quando os homens acordassem em ceder um pouco de sua liberdade para um soberano absolutista, o qual não poderia ter seu poder contestado.

  2. Há cerca de um ano, notícias sobre sírios que morreram afogados tentando se deslocar para outros países causou grande comoção em diversas partes do mundo. E trouxe para a pauta de discussões, a questão dos refugiados. Muitos países ainda apresentam conflitos internos que propagam violência e violam os direitos humanos. E 2015, Angelina Jolie, Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, citou, na reunião no Conselho de Segurança da ONU em Nova York, algumas situações que refugiados vivenciaram em seu país de origem, como pessoas que perderam seus familiares pela violência e mulheres que foram levadas para se tornarem escravas sexuais .É uma realidade majoritariamente incomum para países como os Estados Unidos, para países europeus e para o próprio Brasil, mas infelizmente, comum para alguns países africanos e asiáticos. Diante desses conflitos, muitas pessoas almejam encontrar abrigo em outro país, o que nem sempre é possível, pois depende da política estabelecida em cada país. Dessa forma, a Organização das Nações Unidas mostra-se de grande importância para mediar ambos os interesses e assistir os refugiados para que lhes sejam garantidos seus direitos. A intervenção que é vista com cautela, nesse caso, sua necessidade faz-se imediata.

    • A situação enfrentada pelos sírios ,que tem se arrastado desde de 2011, avança diante da assombrosa capacidade humana de provocar o mal ao próximo . Angelina Jolie fez um discurso comovente ao aclamar por uma intervenção da ONU para ajudar os milhões de Sírios que vivem nessa situação desumana, e é muito triste perceber que pouquíssimas providências tem sido tomadas pela comunidade internacional para solucionar ou apenas intervir no conflito Sírio. É impressionante como podemos ser tão indiferentes perante essa situação, já está mais do que na hora de uma mobilização em massa para ajudar os Sírios, e Angelina propõe em seu discurso quais seriam as melhores e mais eficientes formas de intervir na situação e a instituição que possui maior poder de ação é a ONU. Portanto, torna-se imprescindível uma atuação da comunidade internacional.

  3. Em 2015, Angelina Jolie, Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, citou, na reunião no Conselho de Segurança da ONU em Nova York, certas situações que refugiados vivenciaram em seu país de origem, como pessoas que perderam seus familiares pela violência e mulheres que foram levadas para se tornarem escravas sexuais. Tendo em vista a situação de fato alarmante, Angelina pede ao Conselho da ONU, de forma comovente e emocionante, para que sejam tomadas medidas mais concretas em relação aos refugiados sírios, tendo em vista que é a hora de haver uma mobilização para os oferecer suporte e a assistência e para que lhes sejam garantidos seus direitos.

  4. Por causa da guerra civil e violência, milhares de pessoas têm deixado a Síria todos os dias.
    No vídeo, Angelina Jolie pede uma intervenção da ONU para ajudar aos milhares de refugiados que colocam suas vidas em risco na luta por encontrar um lugar onde haja paz.
    Na verdade isso é uma realidade que vemos todos os dias, seja no jornal, nas revistas, na internet, mas que se tornou mais clara com a divulgação da foto de uma criança síria de apenas 03 anos que morreu afogada enquanto sua família tentava fugir do país.
    A guerra da Síria é um desastre humanitário de grandes proporções.
    Milhares de sírios fogem de seu país todos os dias, infelizmente alguns acabam encontrando a morte.
    Muitas organizações humanitárias estão atuando em parceria com a ONU, usando as contribuições privadas e o financiamento da comunidade internacional para enfrentar ativamente as necessidades dos sírios capturados neste terrível desastre. Porém, a atriz Angelina Jolie foi mais precisa quando pede para que a ONU tome uma postura mais efetiva em relação aos refugiados sírios, uma vez que vários direitos humanos e garantias individuais estão sendo violados. A atriz destaca as onze visitas aos refugiados sírios durante todos estes anos de guerra civil e descreve fatos terríveis como: meninas servindo de escravas sexuais, famílias destruídas, milhares de pessoas passando fome, enfim, é impressionante como podemos ser tão indiferentes perante esta situação.
    Após este vídeo, fiz uma pesquisa para saber como o Brasil esta se posicionando em relação a este tema, e segundo o site da Folha, já existem cerca de 2.077 vivendo aqui desde que a guerra civil começou e além disso, existem várias instituições e organizações que estão recebendo doações para ajudar os refugiados sírios no Brasil. Confesso que esta informação me aliviou um pouco, pois, saber que meu país tem feito algo para ajudar me faz perceber que não podemos deixar que isso passe despercebido e que precisamos fazer o que esta ao nosso alcance, principalmente em relação a países que não estão acolhendo estas pessoas.
    Para encerrar, como Angelina disse no vídeo: ““Precisamos mostrar que somos sérios em relação a prestação de contas por estes crimes, pois esta é a única esperança de estabelecer qualquer desencorajamento.” – e ela tem total razão! Se a ONU não agir RÁPIDO em uma postura mais efetiva em relação aos refugiados sírios haverá cada vez mais mortes, mais violência, mais falta de esperança. Portanto, a necessidade da intervenção da ONU faz-se mais do que necessária e imprescindível.

  5. A enviada Angelina Jolie, participou de uma reunião no Conselho de Segurança da ONU, pedindo que a organização tome uma postura mais efetiva em relação aos refugiados sírios, uma vez que vários direitos humanos e garantias individuais estão sendo violados.
    A guerra deixou de ser uma simples “luta por poder” e passou também a abranger aspectos de natureza sectária e religiosa, com diversas facções que formam a oposição combatendo tanto o governo quanto umas às outras. Angelina sabiamente alerta que : “diante de políticos que parecem incapazes de obter uma solução diplomática, simplesmente lidar com a crise humanitária crescente não é uma alternativa viável”.
    Torna-se extremamente necessário a intervenção de toda a comunidade internacional. Se não nos conscientizarmos e não agirmos de maneira efetiva, a situação dos refugiados sírios se agravará, havendo cada vez mais mortes.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s