Quais são os custos da perda e desperdício de alimentos?


Publicado Originalmente: 19/02/2016

O desperdício de alimentos é um problema grave, que faz com que milhões sejam gastos sem retorno para a sociedade e, muito pior do que isso, consome largamente os recursos naturais.

Quer saber mais sobre os problemas relacionados ao desperdício de alimentos e como criar alternativas para reduzi-los? Assista ao vídeo da ONU, que fala sobre a pegada ambiental do desperdício de alimentos.

FONTE: EcoDesenvolvimento

3 respostas em “Quais são os custos da perda e desperdício de alimentos?

  1. A grande produção de alimentos, em excesso, no mundo e o crescente desperdício destes tem preocupado diversas organizações e incentivado a criação de métodos para diminuir o desperdício e ter maior aproveitamento dos recursos utilizados na produção dos alimentos. De fato, como retratado no vídeo acima, a perda econômica é bilionária mas a má distribuição dos alimentos é o que mais me preocupa. Entrando em uma vertente mais social, a quantidade produzida no mundo de alimentos é mais do que suficiente para suprir toda a demanda mundial com fartura. Diante disso, acredito que seja engrandecedor o incentivo das políticas de inversão da pirâmide do consumo/produção dos alimentos, criando novas maneiras de distribuir os alimentos não utilizados e que estejam em bom estado para outras partes do mundo ( novos métodos de armazenamento de comida), reaproveitamento e adequado descarte dos alimentos. E claro, todos fazenda a sua parte (consumo consciente).

  2. A larga escala de produção de alimentos no mundo gera desperdício de milhões de toneladas de alimentos por ano, enquanto um grande número de pessoas ainda tem carências alimentares. A quantidade de comida jogada no lixo poderia alimentar milhões de habitantes.
    Como o vídeo a cima retrata, dizendo que o desperdício de alimentos não é apenas uma perda econômica, mas sim, uma perda que ocorre na fase inicial da produção, manipulação pós-colheita e armazenagem. Outros desperdícios ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Isto é, a perda e desperdício de alimentos é uma junção de vários fatores.
    É fundamental, para todas as empresas, disponha e ocorram aperfeiçoamentos de eficiência no intuito de diminuir, eliminar ou prevenir as perdas. Devem ser desenvolvidas técnicas para diagnosticar, avaliar e definir a relevância de processos e perdas, todas apoiadas num bom e adequado planejamento.

  3. A falta de alimentos que algumas regiões enfrentam ressalta o quanto precisamos mudar a dinâmica de realocação de recursos para evitar o desperdício de alimentos. Esse desperdício não se dá propriamente e somente em sua fase final, mas podemos percebê-lo ao longo do processo de produção, como no cultivo, na forma de processar, embalar, transportar e vender esses produtos. O que também nos permite concluir que quando há desperdício de alimentos, há outros desperdícios envolvidos, como o econômico e o de recursos naturais. Quando há super exploração das terras, e de outros recursos naturais, há perda também da biodiversidade, ou seja, há diversas consequências, que inclusive afetam a sustentabilidade. Há estudos que afirmam que um terço da produção de alimentos é desperdiçado e que milhões de pessoas vivem na insegurança alimentar. Para tentar amenizar esse desperdício pode-se adotar algumas soluções, tais como reduzir os preços de produtos imperfeitos, doar os excedentes das lojas para pessoas que necessitam e incentivar produtores a adotar tecnologias no período pós colheita. Talvez, a solução esteja na melhora da eficácia de realocação dos recursos.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s