Janeiro de 2016 foi, de longe, o mês mais quente da história


meltdown

Publicado Originalmente: 16/02/2016

Apertem os cintos e ajustem o ar-condicionado: 2016 começou com tudo e janeiro já bateu o recorde de mês mais quente da história. De longe. De muito longe.

Segundo dados da Nasa divulgados pelo blog Future Tense, da revista americana Slate, o mês passado foi 1,13oC mais quente em relação do que a média do período 1951-1980. Os cientistas chamam isso de “anomalia de temperatura”, que significa simplesmente um desvio em relação à média de um determinado período.

O primeiro mês deste ano deixou no chinelo o recorde anterior, pertencente a janeiro de 2007 (0,95oC)., e muito no chinelo janeiro de 2015, o então segundo colocado – o ano passado, lembre-se, foi também por folgada margem o mais quente já medido desde que os seres humanos começaram a marcar dados globais de temperatura com termômetros, em 1880. Em janeiro de 2015 a anomalia foi de 0,81oC.

A agência meteorológica do Japão confirmou a anomalia, mas usa períodos diferentes de comparação: segundo os japoneses, o desvio em janeiro foi de 0,52o C em relação à média 1981-2010 e de 0,91oC em relação ao século XX.

Seja qual for a medida, é um calor da peste.

Até os parafusos dos satélites da Nasa já sabiam que as perspectivas para este ano eram de superar o recorde de 2015. Isso se deve em parte ao El Niño, que começou no ano passado e deve exercer a maior parte de seu estrago climático cíclico neste ano. Os climatologistas, porém, dizem que há um sinal inequívoco de aquecimento global nos recordes – e que, mesmo sem El Niño, 2015 seria o ano mais quente. E outros se sucederão a ele, enquanto nada for feito a sério para cortar emissões de gases de efeito estufa.

FONTE: Observatório do Clima

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s