Zika, microcefalia e os dilemas da gravidez


Publicado originalmente em: 05/02/2016

No início do ano passado, por ter sintomas parecidos com os da dengue, ela chegou a ser chamada de “doença misteriosa”.

À época, quando os primeiros casos foram identificados, o Ministério da Saúde tratou-a como uma infecção “benigna”, com sintomas brandos: manchas na pele, coceira e febre baixa ou ausência de febre.

Agora, associada a um surto de microcefalia em recém-nascidos, a zika virou motivo de pânico tanto para mulheres grávidas como para aquelas com seus bebês de colo com a suspeita de má-formação da cabeça.

Matéria gravada no estado de Pernambuco, epicentro da epidemia, onde há uma estrutura precária de atendimento às crianças.

Fonte: TV FOLHA

2 respostas em “Zika, microcefalia e os dilemas da gravidez

  1. Bela reportagem. Mostrou o amor destas maes pelos seus filhos independente da condição de saude em que nascerão. Reconheço o valor destas famílias, corajosas, amorosas com os seus. Tem amor à vida, diferentemente de outras pessoas que querem defendem agora o aborto também nesses casos. Esta materia separou bem o joio do trigo, alem de demonstrar o despreparo do conjunto médico nacional no enfrentamento desta doença,. Realmente estamos num momento de muito atraso científico não só na medicina, mas como País.

  2. Suspeita-se que o zika vírus tenha chegado ao Brasil na Copa do Mundo de 2014. Com sintomas mais brandos que os da dengue, a zika chegou a ser ignorada pelas autoridades de saúde. Dados recentes surgem e afirmam que recém-nascidos de mães que contraíram o vírus da zica durante a gestação estão sob risco de terem microcefalia. Pois, descobriram que o vírus é capaz de penetrar a placenta durante a gravidez. Isso torna a situação mais chocante, virando um motivo de pânico a tantas mulheres grávidas. Mas, a reportagem acima mostrou o verdadeiro amor de mãe, independente de qualquer coisa.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s