Zika e mudança climática, tudo a ver


Publicado Originalmente: 29/01/2016

Entenda relação entre a propagação das doenças tropicais e a mudança do clima. A rede A Árvore, que reúne informações sobre o aquecimento global, destaca os seguintes pontos:

 

    • Populações e países mais vulneráveis são os mais afetados, mas os impactos das mudanças climáticas não conhecem fronteira. Localidades onde há mais pobreza são mais suscetíveis aos efeitos de mudanças climáticas e a crise climática pode levar 720 milhões de pessoas à miséria. No entanto, eventos extremos como enchentes, tornados, ondas de calor afetam a todos no mundo e doenças contagiosas podem chegar a lugares onde antes eram desconhecidas. O Acordo de Paris indica o caminho para lidar com o desafio global das mudanças climáticas, mas para que o futuro seja de fato descarbonizado – e traga benefícios para a saúde e para a economia – as promessas das nações tem que ser transformadas em ações.

 

    • Limitar o aumento da temperatura global significa ganhos para o clima, para a saúde e para a economia. A associação de mudanças climáticas globais, ilhas de calor urbanas, aumento da população e más condições de saneamento ajuda os mosquitos que transmitem doenças como o vírus Zika a se proliferarem. Para se ter uma ideia, a área de transmissão da dengue no Brasil mais do que triplicou entre 2001 e 2011, o número de pessoas em risco dobrou e a maior parte do País esquentou mais do que a média mundial no último século. Reduzir as emissões de gases de efeito estufa – e consequentemente as mudanças climáticas –  significaria inibir a disseminação de doenças, beneficiando populações e diminuindo gastos com saúde pública.

FONTE: Página 22

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s