Com Brasil no foco, OMS anuncia comitê de emergência sobre zika e microcefalia


A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, anunciou nesta semana que convocará um Comitê Internacional de Emergência de Regulamento de Saúde sobre o vírus zika e o aumento observado de distúrbios neurológicos e malformações congênitas.

O Brasil registrou o primeiro caso do vírus zika em maio de 2015. Desde então, a doença se espalhou pelo país e para outros 23 países e territórios da região. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados no Brasil pelo Ministério da Saúde, até 23 de janeiro.

Fonte: ONU Brasil

Uma resposta em “Com Brasil no foco, OMS anuncia comitê de emergência sobre zika e microcefalia

  1. O Brasil suscitou ao debate internacional medidas concretas ao controle epidemiológico e medidas sanitárias e de saúde pública em relação ao Zika Vírus.
    Com pouco estudos científicos do Vírus e sua estrita relação com má formação congênita e neurológica é importante a atuação do Brasil no Comitê de crise.
    Desde Maio de 2015 já foram diagnosticados as primeiras manifestações do Zika na região Nordeste do País e a partir da data citada, recorrentes e crescente números de casos foram noticiados.
    A Cooperação internacional se faz necessária, justamente para o compartilhamento de novas tecnologias sanitárias e combate a manifestação do Vírus.
    Ressalva também que o acordo entre Brasil e OMS possibilitará também o estudo mais profundo da doença, contribuindo para o avanço do combate a doenças tropicais. ( Já que a transmissão do Zika se dá pelo mosquito ” aedes aegypti”).
    O Brasil será um agente protagonista, primeiro para evitar uma epidemia e em segundo para a segurança sanitária dos nacionais e também de estrangeiros ( em função dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro neste ano).

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s