Grandes Batalhas da 2a. Guerra mundial


Esse post foi publicado em Relações Internacionais e marcado , , por Luiz Albuquerque. Guardar link permanente.

Sobre Luiz Albuquerque

O Núcleo de Estudos sobre Cooperação e Conflitos Internacionais (NECCINT) da Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com as Faculdades Milton Campos, sob a coordenação do professor Luiz Albuquerque, criou o Observatório de Relações Internacionais para servir como banco de dados e plataforma de pesquisas sobre relações internacionais e direito internacional . O site alimenta nosso trabalho de análise de conjunturas, instrumentaliza nossas pesquisas acadêmicas e disponibiliza material para capacitação profissional. Mas, além de nos servir como ferramenta de trabalho, este site também contribui para a democratização da informação e a promoção do debate acadêmico via internet.

6 respostas em “Grandes Batalhas da 2a. Guerra mundial

  1. Com o fim da Primeira Guerra Mundial foi criado entre os paises a chamada Liga das nacoes com a missao de promover a cooperacao, a paz e a seguranca entre as nacoes. Contudo, esse objetivo nao foi alcancado, visto que o mundo presenciou a Segunda Guerra Mundial. Apos essa Guerra foi criado a ONU com o objetivo de evitar outras guerras. E para que a ONU alcancasse esse objetivo promoveu um acordo multilateral, de forma que quem usasse de forma ilegal a forca seria imposta uma sancao . Esta sancao seria aplicada pela coletividade dos Estados que buscam a paz. As potencias mundiais da epoca (fim da segunda Guerra Mundial) eram Estados Unidos, Reino Unido, URSS e China e estes acordaram os parametros e desenvolvimento dessa nova organizacao internacional.

  2. Essa foi a última tentativa do comando alemão de alterar o curso da guerra a seu favor. O protagonista dessa batalha foi o II Corpo de Blindados SS alemão do general Paul Hausser que era composto por unidades de blindados SS muito fortes: as divisões Reich, Totenkopf e Adolf Hitler com um total de 500 tanques. Destes, 50 eram tanques pesados Tiger.Só num confronto deste tipo, a uma distância não superior a 500 metros, os tanques T-34, armados na altura com canhões de 76 mm (3 polegadas), podiam perfurar a blindagem lateral dos tanques Tiger.
    A pressão da força de blindados alemã sobre Kursk conseguiu ser travada. Eles não passaram deste campo. Nessa batalha as tropas russas perderam uma quantidade enorme de blindados.

  3. Foi criado entre os países a Liga das Nações, após o fim da Primeira Guerra Mundial, com o intuito de promover a cooperação, a paz e a segurança entre as nações.
    Entretanto, pode-se entender que esse objetivo não foi completamente alcançado já que houve a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, criou-se a ONU, que objetiva evitar guerras entre as Nações, solucionando os conflitos de maneira pacífica. Para tentar alcançar esse objetivo, a ONU promoveu um acordo multilateral, onde os países se comprometiam em não usar sua força de forma ilegal, caso contrário, sofreriam sanção aplicada pela coletividade dos Estados Unidos.
    Na época, o acordo foi feito entre Estados Unidos, Reino Unido, URSS e China, onde acordaram sobre os parâmetros e desenvolvimentos dessa organização internacional.

  4. A Liga das Nações, órgão instituído para manter a paz entre as nações, não conseguiu cumprir o seu papel, e esfacelou mediante a corrida militarista preparada pelas nações inconformadas pela hegemonia política e militar exercida pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial. Sem possuir uma única razão, essa guerra foi consequência do exacerbado desenvolvimento industrial das nações europeias. De certa forma, levando em consideração suas especificidades, a Segunda Guerra parecia uma continuidade dos problemas da Primeira Guerra.
    A Segunda Guerra é consequência de um conjunto de continuidades e questões mal resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial

  5. Grande marco na historia mundial, a segunda grande guerra até hoje é lembrada e discutida ao redor do mundo. No tocante das relações internacionais houve um grande impacto também, principalmente no momentos mais chocantes como o holocausto e as bombas atômicas lançadas no Japão. Acontecimentos como este, evidenciaram a necessidade de uma reestruturação da diplomacia pelo mundo e escancaram o fracasso dos órgãos internacionais existentes a época, criados após a Primeira Guerra mundial para manter a paz e a diplomacia. A antiga liga das nações nem de longe conseguiu cumprir seu papel e consequentemente todos os problemas mal resolvidos durante a Primeira Guerra eclodiram e se intensificaram no alvorecer a Segunda Guerra. Apesar de toda sua dramaticidade… É extremamente valida a recordação deste acontecimento mundial. Os avanços incentivados pela busca pela vitória da guerra em todos os ramos não tem precedentes na historia. E Após seu término as lições deixadas também serviram e muito aos países. O clamor pelos direitos humanos e pela dignidade da vida humana fez-se criar inúmeros órgãos sociais pelo mundo em defesa da vida. Soldados e soldados passaram anos a fio juntos nas frentes e missões, o que inevitavelmente criou um senso de união muito grande entre as pessoas, e similar ao ocorrido nas revoluções industriais, aonde também houve o desenvolvimento de um sentimento de união, houve grande repercussão destes fatos no Direito, devido ao despertar por uma busca de mais Direitos todas as pessoas. A criação da ONU em substituição a antiga liga das nações abriu aos poucos as portas para que, esses anseios mundiais por direitos se desenvolvessem e hoje vemos muitos reflexos que se originaram com o termino da Grande Guerra. E em certos pontos temos todos que sermos gratos a esse evento e seu impulso para a era atual como é hoje.

  6. A Liga das Nações foi uma organização internacional criada em abril de 1919, quando a Conferência de Paz de Paris adotou seu pacto fundador, posteriormente inscrito em todos os tratados de paz.
    Ainda durante a Primeira Guerra Mundial, a ideia de criar um organismo destinado à preservação da paz e à resolução dos conflitos internacionais por meio da mediação e do arbitramento. Porém, com o início da segunda guerra a Liga se desfez.
    A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo. Em estado de guerra total, os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade.
    Com todas as mortes e condutas desumanas que ocorreram duranta a Segunda Guerra, o mundo viu a necessidade de criar novamente um da criação da ONU em substituição a antiga liga das nações abriu aos poucos as portas para que, esses anseios mundiais por direitos se desenvolvessem e hoje vemos muitos reflexos que se originaram com o termino da Grande Guerra.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s