Entrevista exclusiva al Pdte. Evo Morales, Cumbre de las Américas 2015


Uma resposta em “Entrevista exclusiva al Pdte. Evo Morales, Cumbre de las Américas 2015

  1. A Bolívia tem se mostrado um exemplo no processo de retomada do controle de suas políticas econômicas e sociais. Sem dúvidas, dentre os países que há tempos vem se posicionando diametralmente contra as políticas de intervenção estadunidenses na América Latina, a Bolívia é que tem angariado maior reconhecimento diante do sucesso da implementação de estratégias politicas voltadas ao desenvolvimento interno e reestruturação das instituições nacionais.

    O Estado Plurinacional da Bolívia consubstanciou-se numa verdadeira de revolução de suas instituições político-jurídicas, econômicas e sociais, tornando-se um paradigma constitucional que vem sendo muito estudado na tentativa de sua incorporação pelos países da América Latina.

    Sob a alcunha de “o novo constitucionalismo latino americano”, tal paradigma constitucional traz para o bojo dos direitos humanos, o direito à diversidade como fundamento, dentre outros direitos e princípios constitucionais inovadores da ordem jurídica internacional, como o princípio do ‘buen vivir” e o reconhecimento da “pacha-mama” como sujeito de direitos. Tudo em função da legitimação da diversidade socio-cultural do país, permitindo então a participação dos setores negligenciados ou subvertidos pela ordem internacional imposta ao longo dos processos históricos de dominação.

    Dessa sorte, os reflexos desse redirecionamento político tem sido muito positivos, razão pela qual à críticas tecidas pelo atual presidente da Bolívia aos Estados Unidos são pertinentes e cada vez mais incorporadas pelos demais países latinos, embora o medo de sofrer represálias seja grande. Foi o que sentiu a Venezuela, que também num processo emancipatório vendo sendo alvo dos EUA, a exemplo do recente embargo que sofreu e que foi motivo de muitas críticas pelos parceiros do sul ao vizinho do norte durante à Cúpula das Américas esse ano.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s