CANADÁ TEM ATITUDE OMISSA SOBRE A REDUÇÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA


Postado em  9 de abril de 2015

O Canadá está tendo dificuldades de cumprir com suas metas de redução de emissão de gases do efeito estufa, muito devido à exploração de areias betuminosas no leste do país. A indústria de extração de hidrocarbonetos a partir de areias betuminosas, altamente poluente, está em franca expansão no Canadá, ofuscando possibilidades de investimento em energia limpa no país. Outras atitudes do governo conservador canadense preocupam ambientalistas, como o abandono do Protocolo de Kyoto, em 2011, e a flexibilização da regulação do setor de petróleo e gás.

Fonte: ISAPE

2 respostas em “CANADÁ TEM ATITUDE OMISSA SOBRE A REDUÇÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA

  1. A areias betuminosas são depósitos de betume, uma forma semissólida de petróleo cru, mais pesado e de menor valor comercial que o petróleo líquido dos poços, que impregna rochas basicamente compostas por areia e argila. As areias betuminosas do Canadá ficam no nordeste da província de Alberta e é o segundo maior deposito do mundo, conhecido como depósito de Athabasca. Ali, o petróleo está bem próximo da superfície, sendo que cerca de 10% do material fica a menos de 75 metros de profundidade, o que torna exploração bem próxima a uma exploração de mineração. A retirada do material é feita com escavadeiras e estima-se que é possível extrair cerca de 173 bilhões de barris, o que faz com que o Canadá possua a segunda maior reserva de petróleo viável do mundo, atrás apenas da Arábia Saudita. Entretanto, os impactos ambientais causados pela exploração das areias betuminosa é extremamente maior que a exploração tradicional de petróleo. Isso porque exige um complexo processo que envolve degradação de grandes áreas florestais bem como o uso indiscriminado de agua quente ou vapor de agua para separar a areia do petróleo. Além disso, a emissão de gás carbônico é 12% maior do que nas explorações tradicionais. O impacto ganha escala mundial quando se analisa que não bastasse a poluição causada pela exploração em si das areias betuminosas, a devastação das florestas boreais canadenses prejudica a redução de carbono na Terra, a fauna local e contamina as águas com metais pesados. O grande problema é que diante dos aspectos econômicos positivos gerados pela exploração das areias betuminosas, em uma região que anteriormente não era vista como economicamente viável, acaba fazendo com que a população feche os olhos diante dos impactos devastadores causados pela atividade exploratória. Por isso, questões de importância mundial como a redução da emissão de gases poluentes, tem sido colocadas em segundo plano pelo governo canadense, que prefere investir nas lucrativas atividades petroleiras do deposito de Athabasca.

  2. É preocupante observar que um país como o Canadá, que lidera o ranking de idh ao lado de países como Suécia e Noruega, não esteja conseguindo diminuir a emissão de gases poluentes e cumprir acordos como o Protocolo de Kyoto.
    O problema da poluição e desgaste do meio ambiente é uma situação real, e é necessária a colaboração de todas as nações ao redor do globo terrestre para sanar o problema. Acordos e discussões que visam diminuir a emissão de gases poluentes, como o Protocolo de Kyoto, são medidas essenciais para a manutenção e conservação da natureza, e só alcançam a desejada efetividade caso haja esforços dos países.
    Em suma, é preciso encarar a situação do meio ambiente como algo global, que afeta a todos os seres humanos no mundo, e consequentemente, agir responsavelmente também de maneira global. Atitudes conservadoras que buscam aquecer a economia à medida em que degradam mais ainda o meio ambiente são plausíveis de reflexão, uma vez que talvez o preço a se pagar por um crescimento econômico seja alto demais.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s