CrossTalk: 70th anniversary of Yalta Conference


Esse post foi publicado em Relações Internacionais e marcado , , , , , por Luiz Albuquerque. Guardar link permanente.

Sobre Luiz Albuquerque

O Núcleo de Estudos sobre Cooperação e Conflitos Internacionais (NECCINT) da Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com as Faculdades Milton Campos, sob a coordenação do professor Luiz Albuquerque, criou o Observatório de Relações Internacionais para servir como banco de dados e plataforma de pesquisas sobre relações internacionais e direito internacional . O site alimenta nosso trabalho de análise de conjunturas, instrumentaliza nossas pesquisas acadêmicas e disponibiliza material para capacitação profissional. Mas, além de nos servir como ferramenta de trabalho, este site também contribui para a democratização da informação e a promoção do debate acadêmico via internet.

2 respostas em “CrossTalk: 70th anniversary of Yalta Conference

  1. A Conferência de Yalta foi realizada entre os dia 4 e 11 de 1945, na Crimeia. Ocorrida em tempo de guerra entre os líderes das principais nações aliadas.
    Franklin D. Roosevelt (EUA), Josef Stalin (União Soviética) e Winson Churchill (Reino Unido), reuniram-se em sigilo para decidir o fim da Segunda Guerra Mundial e as zonas de influencia entre o Oeste e o Leste.
    No último dia, assinaram acordo para finalizar a guerra, bem como para instituir estabilidade no mundo após o termino.
    Além da criação das Nações Unidas, os líderes reunidos em Yalta acordaram em repartir as esferas de influência, principalmente no que dizia respeito à Europa.
    Durante a preparação da conferência, Moscou teve por finalidade formular propostas de modo a não causar insatisfação completa do Ocidente.
    Paralelamente, Roosevelt aderiu com a política de “portas abertas”, esperando que a ajuda econômica dos Estados Unidos pudesse ajudar na penetração dos interesses de Washington em território de influência soviética.

    O Acordo de Yalta causou um Sistema Internacional bipolar protagonizado pela superpotência norte-americana e soviética. Versava-se tanto de um confronto entre dois sistemas sociais, como de um unido de regras informais que regulava este antagonismo, limitando seu potencial desestabilizador. Do lado soviético, isto permitia a sobrevivência do agregado de socialismos num só país.

    Embora os governos de países menos desenvolvidos, considerados Terceiro Mundo, simpatizassem com os postulados defendidos pela potência americana na procura do desenvolvimento econômico por parte destes, o relacionamento com os Estados Unidos foi frustrante. O Sistema de Yalta serviu como obstáculo aos processos de modernização e desenvolvimento.

  2. Yalta ficou marcada pelas relações diplomáticas acerca do mundo pós guerra. A Conferência de Yalta foi a reunião celebrada durante a Segunda Guerra Mundial , a que assistiram Franklin Delano Roosevelt, Winston Churchill e Josef Stalin. Esses dirigentes, fizeram acordo para destruir o “militarismo alemão e o nazismo”.
    Porém, observamos vários pontos controversos em Yalta, o que traria consequências como o surgimento do conflito que dividiu o mundo e durou até a queda do Muro de Berlim em 1989.
    As diretrizes afirmadas nesta reunião determinaram boa parte da ordem durante a Guerra Fria, dando origem às zonas de influência e ação dos blocos antagônicos, capitalista e socialista.
    A decisão de criar as Nações Unidas foi, inclusive, um dos principais resultados da Conferência de Yalta. Roosevelt queria construir ” policiais internacionais”.
    Yalta na sua data de aniversário de 70 anos, nos faz refletir sobre a crianção de uma nova Yalta, para tratar da questões de segurança no mundo. Muitos conflitos poderiam ser, talvez, resolvidos se houvesse uma nova conferência. Como por exemplo, os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia, com a participação de vários líderes mundiais.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s