NECCINT


 

"História" de Gizis

"História" de Gizis

O Núcleo de Estudos Sobre Cooperação e Conflitos Internacionais (NECCINT) é um centro de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao estudo interdisciplinar do direito internacional e ao correspondente assessoramento jurídico a organizações da sociedade civil para a criação de redes de cooperação internacional e a solução de conflitos internacionais. Toda informação trabalhada pelos estudantes é divulgada para a sociedade por livros e pela Internet através do website de interação dialógica do Observatório de Relações Internacionais

Detalhe de "A Escola de Atenas" de Rafael Sanzio
Detalhe de “A Escola de Atenas” de Rafael Sanzio

O NECCINT desenvolve três frentes de trabalho paralelas:

  • DISCON – O Direito na Solução de Controvérsias: Trabalho de pesquisa teórica e jurisprudencial sobre os modos jurisdicionais de solução de conflitos internacionais, destacadamente o Mercosul e a OMC. Projeto: Observatório de Jurisprudência Internacional.

    O DISCON promove estudos sobre o papel do direito na solução de conflitos nos foros jurisdicionais, particularmente nos casos em que o Brasil foi parte de um conflito resolvido através da aplicação do direito internacional, como na Organização Mundial do Comércio, o Mercosul, na Corte Interamericana de Direitos Humanos, tribunais arbitrais e outros. Pelo DISCON, os pesquisadores do NECCINT realizam

    Organização da Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition – Brazilian Rounds

    Participação em júri-simulados internacionais

    Inter-American Human Rights Moot Court Competition;

    International Environmental Moot Court Competition

    Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition

    Customs Unions or Free Trade Areas (CUFTA) Dispute Settlement Competition

    Publicação da obra coletiva “Jurisprudência Comentada do Mercosul”

  • INTERART – Assessoramento Jurídico em Relações Internacionais: Programa de pesquisa, ensino e posterior assessoramento jurídico  de entes sub-nacionais e organizações não-governamentais para o desenvolvimento de projetos de articulação  internaiconal. Projeto: Convênio com a Universidade de Buenos Aires.
    A frente de trabalho do INTERART promove estudos que capacitem os participantes a oferecerem serviços de consultoria no que se refere aos documentos, procedimentos, contratos, convênios, projetos e outros aspectos jurídicos relacionados a várias modalidades de articulações internacionais desenvolvidas entre universidades, O.N.G.s, órgãos governamentais, empresas e organismos internacionais, tanto entre si, quanto uns com os outros. Sob o manto do INTERART, os pesquisadores do NECCINT desenvolvem atividades como:

    Encontro de Cooperação Internacional de Ouro Preto (ECINT)

    Trocando Ideia (junto à PROEX)

    Crise Econômica Internacional

    Obama, imperialismo e as relações internacionais;

    Ciclo de Conferências Regionais de Simulação do Sistema ONU e de Órgãos Internacionais (MUNDHI)

    Programa de Proposição de Projetos de Articulação Internacional

    Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);

    Corte Interamericana de Direitos Humanos

  • OBSERVATÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Manutenção deste website aberto e interativo para divulgar notícias e opiniões sobre relações internacionais, e para servir de banco de dados e plataforma de pesquisa para o estudo do Direito Internacioal e das Relações Internacionais.


Nova totius terrarum de 1625

Nova totius terrarum de 1625

Conheça a equipe de pesquisadores e colaboradores

Hipótese

Articulação do Projeto