Precisamos saber mais sobre a Rússia. Conheçam a Gazeta Russa (em português)!


O Observatório de Relações Internacionais acaba de conhecer o site da Gazeta Russa.

A Rússia a é uma país extremamente importante na arena internacional. Apesar da recente aproximação entre Brasil e Rússia através do BRICS,  temos ainda pouca informação sobre a Rússia em português. As notícias e as análises sobre a Rússia que são mais divulgadas no Brasil geralmente são oriundas de fontes indiretas, como do jornalismo da grande mídia corporativa anglo-americana.

Por isso, foi muito bom que o nosso Observatória tenha sido contato pelo editor da Gazeta Russa, Dmitry Golub. Esperamos aumentar a divulgação de notícias sobre a Rússia multiplicando por aqui as notícias que eles nos trazem de lá.

O Observatório está a disposição para divulgar o trabalho de vocês e ansioso pelo intercâmbio de informações entre nossos sites.

Vejam mais matéria sobre a Rússia.

Luiz Albuquerque

About these ads
Esse post foi publicado em Academia, BRICS e marcado , , , por Luiz Albuquerque. Guardar link permanente.

Sobre Luiz Albuquerque

O Núcleo de Estudos sobre Cooperação e Conflitos Internacionais (NECCINT) da Universidade Federal de Ouro Preto, sob a coordenação do professor Luiz Albuquerque, criou o Observatório de Relações Internacionais para servir como banco de dados e plataforma de pesquisas sobre relações internacionais para análises de conjunturas e debates acadêmicos. O site alimenta nosso trabalho de análise de conjunturas e instrumentaliza nossas pesquisas e articulações. Mas, além de nos servir como ferramenta de trabalho, este site também contribui para a democratização da informação e a promoção do debate acadêmico via internet.

2 respostas em “Precisamos saber mais sobre a Rússia. Conheçam a Gazeta Russa (em português)!

  1. Acredito ser, tal ato de grande importância, pois a Rússia tem uma historia muito chocante e triste. A antiga URSS (União das Republicas Socialista Soviética) era governada pelo Partido Comunista, e mesmo sendo considerada formalmente uma união de 15 repúblicas soviéticas independentes (ou seja, uma federação), o seu governo e economia era altamente centralizado. Desde essa época há um controle em relação ao conhecimento e/ou noticias, ou seja, uma censura do que os russos podem ler, estudar, saber, falar e debaterem. Internamente o pais controla a mídia, a internet e até os livros escolares. A um certo tempo atrás, eu estava assistindo TV com a minha família e por acaso foi ao ar uma reportagem sobre a Rússia, nela o repórter brasileiro disse que foi obrigado a mostrar suas filmagens aos russos para o material ser avaliado e liberado para o mesmo o trazer ao Brasil. Caso o material não fosse aprovado deveria ficar eles e assim destruído. Então com esse simples comentário do repórter podemos imaginar como é a noticia e o conhecimento de mundo no pais, e não só internamente, porque o resto do mundo precisa de saber o que realmente acontece lá, tanto para tranquilidade quanto para a segurança dos outros países,o que não acontece, o que é de conhecimento de qualquer pessoa. E é por isso que acredito ser importante um jornal on line que forneça noticias da Rússia em português, para podermos ter mais acesso a verdade.

Comente esta notícia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s